Esportes

Times vão a campo em busca da notoriedade da Copa do Brasil

Gabriel Neris | 21/04/2013 08:02
Cene é o principal favorito a voltar a edição da Copa do Brasil do ano que vem (Foto: MS Esporte Clube)
Cene é o principal favorito a voltar a edição da Copa do Brasil do ano que vem (Foto: MS Esporte Clube)

O pequeno município de Naviraí, com quase 50 mil habitantes, voltou ao cenário nacional nesta semana após a façanha do Naviraiense em eliminar um time da primeira divisão da Copa do Brasil. É em busca de proezas como esta que Cene, Ivinhema, Itaporã e o próprio Jacaré do Conesul disputam neste domingo (20) as semifinais do Campeonato Estadual.

Além das vagas na decisão do torneio regional, a disputa garante vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

O Cene recebe o Ivinhema no estádio Morenão, em Campo Grande, enquanto o Naviraiense enfrenta o Itaporã no estádio Virotão, em Naviraí. As duas partidas acontecem às 15h.

Mato Grosso do Sul foi representado na Copa do Brasil deste ano pelo Águia Negra, atual campeão sul-mato-grossense, e pelo Naviraiense, que segue vivo na competição. Na próxima fase o Jacaré enfrentará o Paysandu, depois de eliminar a Portuguesa com dois empates.

Chamada de competição mais democrática do país, já que envolve clubes de todo o Brasil, a Copa do Brasil é novidade apenas para o Itaporã. O Ivinhema participou de duas edições consecutivas, mas acabou eliminado ainda na primeira fase. Em 2009, goleada sofrida para o Flamengo no Morenão por 5 a 0.

No ano seguinte, a eliminação foi para o Náutico com direito a jogo de volta no estádio dos Aflitos, em Recife (PE), mas com derrota por 3 a 1.

Jogador do Naviraiense comemora com torcedores a classificação para a 2ª fase (Foto: Gazeta Press)

O Naviraiense soma a terceira passagem no torneio nacional. Sempre citado pelos 10 a 0 sofrido para o Santos em 2010, no ano da estreia, no ano seguinte o time ainda foi eliminado para o Santo André. A volta por cima aconteceu este ano com o empate por 1 a 1 com a Portuguesa em pleno estádio Canindé.

O Furacão Amarelo busca a sétima disputa na Copa do Brasil. Nas outras seis, as melhores campanhas foram com a chegada até a segunda fase. Em 2004 a eliminação foi para o Santa Cruz e 2006 para o Fluminense.

O time ainda amarga eliminações para o Botafogo, Vitória, Palmeiras e Atlético Mineiro.

A melhor campanha de um time sul-mato-grossense na competição pertence ao Comercial. Em 1994, o Colorado chegou as quartas-de-final eliminando times como Paysandu e Kaburé. Entretanto, o time da Capital parou no Linhares (ES). O título ficou com o Grêmio.

Nos siga no