Esportes

Times de MS lutam contra “tabu da 1ª fase” na Copa do Brasil

Marcio Rodrigues Breda | 17/12/2010 09:07

Em 22 anos, apenas 4 times conseguiram se classificar para fase seguinte

Misto, de Três Lagoas, chegou a segunda fase em 2009, mas foi derrotado pelo Corinthians, campeão do torneio
Misto, de Três Lagoas, chegou a segunda fase em 2009, mas foi derrotado pelo Corinthians, campeão do torneio

Comercial e Naviraiense, representantes de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2011, jogarão contra Vasco e Santo André com um objetivo difícil de ser alcançado pelas equipes do Estado: chegar à segunda fase da competição.

Apenas Operário, Comercial, Cene e Misto, de Três lagoas, conseguiram representar o Estado na segunda fase da Copa do Brasil ao longo de 22 anos de disputa.

O Operário fez uma campanha otimista em 1990, mas parou na segunda fase. Os dois primeiros jogos foram contra o Mixto, de Mato Grosso. Uma vitória por 2 a 0 no Morenão em 22 de junho e uma derrota por 1 a 0 no Verdão, em Cuiabá, credenciaram o Galo para enfrentar o Goiás. Porém, duas derrotas tiraram o time da competição: 1 a 0 no Morenão, em 11 de julho e 5 a 0 no Serra Dourada.

Só em 1994 os torcedores do Estado puderam sentir o gosto da melhor campanha de um time de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil. O Comercial chegou até as quartas de final e ficou a apenas um gol da classificação para a semifinal.

O Colorado enfrentou o Paysandu na primeira fase, empatando os dois jogos sem gols. O primeiro aconteceu no estádio da Curuzu, em 25 de fevereiro e o segundo no Morenão, no dia 15 de março. O time da Capital acabou levando a classificação nos pênaltis, por 6 a 5.

Na segunda fase foi a vez de enfrentar o Kaburé, do Tocantins. No primeiro jogo, no Morenão, o Comercial venceu por 2 a 0. No jogo de volta, no estádio Bigodão, no município de Colinas, o Colorado não se intimidou com a torcida adversária e repetiu o placar.

Nas quartas de final o Comercial viajou até o Espírito Santo e jogou a primeira partida no estádio Guilherme Carvalho contra o Linhares, que venceu por 1 a 0. No jogo de volta, em 17 de junho de 1994, o Comercial empatou em 1 a 1 e se despediu da competição.

Somente 10 anos depois a torcida local pode acompanhar um time do Estado na segunda fase da Copa do Brasil. O Cene venceu o União Barbarense por 1 a 0 em 18 de fevereiro de 2004 no Morenão e seguiu até Santa Bárbara do Oeste, onde perdeu também por 1 a o. Nos pênaltis o Furacão levou a melhor e venceu por 4 a 1.

Na segunda fase, em 17 de março, o Cene enfrentou o forte time do Santa Cruz (PE) no Morenão e venceu por 1 a 0. Porém em 24 de março, no estádio do Arruda, em Recife, o Cene foi derrotado por 3 a 0 e foi desclassificado.

Em 2006 novamente o Cene começa bem. Vence o Treze de Campina Grande (PB) no Morenão por 2 a 1 na primeira partida. No jogo de volta, no estádio Almeidão, em 8 de março, o Cene confirma a classificação ao ganhar por 3 a 1. Porém, em apenas um jogo da segunda fase o Cene é desclassificado, ao ser derrotado pelo Fluminense por 5 a 3 no Morenão.

O Misto de Três Lagoas foi o último time do Estado a avançar para a segunda fase em 2009. Empatou os dois jogos contra o Campinense, de Campina Grande (PB) em 1 a 1. A primeira partida ocorreu no Madrugadão e a segunda no estádio Amigão. A classificação veio nos pênaltis: 3 a 2 para o Misto.

Na segunda fase, em jogo único, o Corinthians – que depois seria o campeão da Copa do Brasil – venceu o Misto por 2 a 0 no Morenão e desclassificou o time de Três Lagoas.

Chance em 2011 - Caso Comercial e Naviraiense se classifiquem para a segunda fase na Copa do Brasil do ano que vem, poderão enfrentar times com tradição na competição.

Se o Comercial passar pelo Vasco, terá de enfrentar o vencedor do confronto entre ABC/RN e Barras/PI. Já o Naviraiense - em caso de passagem para a segunda fase – terá de jogar contra o vencedor entre Sampaio Corrêa/MA e Sport/PE.

Nos siga no