Esportes

Sem público pela covid-19, Guanandizão recebe retomada do vôlei no País

Previsão é que o ginásio receba, no ano que vem, torneio internacional de vôlei com seleções da Alemanha, Brasil, Itália e Rússia

Guilherme Correia | 03/10/2020 14:20
Ginásio Guanandizão já com as reformas que tiveram início em 2019 (Foto: Divulgação/Chico Ribeiro)
Ginásio Guanandizão já com as reformas que tiveram início em 2019 (Foto: Divulgação/Chico Ribeiro)

Campo Grande foi escolhida para abrir a temporada do vôlei nacional e sediar a Supercopa de Vôlei de 2020. As partidas, sem presença de público em decorrência da pandemia de covid-19, já estão marcadas para os próximos meses no recém-reformado Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o "Guanandizão". O evento servirá de "teste" para que Mato Grosso do Sul receba, no ano que vem, a Liga das Nações.

A decisão de sediar a Supercopa, neste ano, foi tomada pela CBV (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quinta-feira (1º). O torneio é realizado todo ano e reúne os ganhadores, das categorias masculina e feminina, da Copa Brasil e da Superliga Banco do Brasil. As disputas pelo títulos ocorrem em jogos únicos.

Programação - No masculino, O EMS Taubaté Funvic (SP) deve enfrentar o Sada Cruzeiro Vôlei (MG) em 30 de outubro às 20h30. Já no feminino, o Dentil/Praia Clube (MG) vai competir contra o Sesc Flamengo (RJ), no mesmo horário, em 6 de novembro. As duas partidas serão transmitidas no canal fechado SporTV 2.

Os jogos foram definidos com os times que melhor se classificaram na temporada passada da Superliga, interrompida pela pandemia, enfrentando os times que faturaram título da Copa Brasil. 

Ginásio reformado - Além disso, a Supercopa vai testar o ginásio para receber, no ano que vem, a Liga das Nações, organizada pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Serão colocadas em quadra as seleções masculinas da Alemanha, Brasil, Itália e Rússia, entre 11 e 13 de junho. O "megaevento" internacional terá repasse de R$ 1,3 milhão do governo Estadual.

O Guanandizão é o maior ginásio coberto de Mato Grosso do Sul e recentemente passou por "modernização" em sua estrutura, e está "alinhado ao padrão internacional de eventos". As obras foram feitas em parceria do governo do Estado e prefeitura municipal de Campo Grande, e tem capacidade para 8.240 pessoas.

Na quadra, conforme publicação feita pela assessoria de imprensa da Fundesporte (Fundação Estadual de Lazer e Desporto) foram instalados materiais de alta tecnologia, utilizados nos melhores palcos esportivos de ponta ao redor do mundo, como "revestimento com piso emborrachado de poliuretano em elastômeros duráveis e adesivos de alto desempenho, além de pisos de taco ao redor".

O espaço também recebeu reformas em banheiros, lanchonetes, salas administrativas e revitalização em vestiários, instalações de lâmpadas de LED, reforma completa do teto, troca e pintura dos assentos e arquibancadas, além da instalação de novo sistema elétrico e hidráulico. Adaptações foram feitas para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência e segurança exigida pelo Corpo de Bombeiros.

Nos siga no