Esportes

Revelações do futebol em MS embarcam para jogar na Polônia

Vinícius Squinelo | 25/08/2013 16:08
Atletas tiveram "despedida especial" durante embarque, às 15h deste domingo (foto: Vinícius Squinelo)
Atletas tiveram "despedida especial" durante embarque, às 15h deste domingo (foto: Vinícius Squinelo)

Seis jovens talentos do futebol de Mato Grosso do Sul embarcaram hoje (25) para tentar a sorte no futebol europeu. Os atletas, de 18 a 20 anos, já tem pré-contratos assinados e farão um teste de adaptação em dois clubes do futebol polonês.

Os jogadores sul-mato-grossenses vão jogar no MKS Polônia e no ARS Soport, da segunda divisão polonesa. “Eles participaram de uma copa organizada por olheiros poloneses, e foram chamados para jogar lá na Europa”, explicou Paulo Santa Rosa, procurador e treinador dos atletas.

O campo-grandense Santa Rosa, que apesar da idade, 26 anos, já gerencia e ajuda jogadores regionais, garante que quem se destaca na Polônia acaba ganhando visibilidade nos grandes campeonatos europeus. “Mesmo jogando na segunda divisão, o pessoal está muito atento aos atletas de lá, em especial clubes da Alemanha”, comentou.

Os seis sul-mato-grossenses embarcaram de ônibus às 15h de hoje para São Paulo. De lá, eles seguem de avião para a Polônia, com escala em Berlin.

Atacante João Ricardo revelou que está realizando um sonho (foto: Vinícius Squinelo)
Procurador e treinador, Paulo Santa Rosa foi responsável pelo contato com os times da Polônia (foto: Vinícius Squinelo)

Sonho realizado – Vinícius Gamarra, Lucas Santos, João Ricardo Lemes, Denis Alcântara, Diego Santos e Jhonatan Cleiton. Esses são os novos atletas sul-mato-grossenses que vão tentar a sorte no futebol europeu.

Com idade entre 18 e 20 anos, os jogadores já estão com pré-contrato assinados com o MKS Polônia ou ARS Sport, e terão 45 dias para se adaptar à vida na Polônia. A volta para Campo Grande nem é cogitada pelos atletas.

“Vou dar o sangue, estou muito feliz, mas tem que continuar trabalhando”, garantiu o atacante João Ricardo, 19 anos, sem esconder a felicidade.

Mesmo sentimento tem Diego, de 18 anos. O jogador da meia-direita sabe das dificuldades que vai enfrentar na nova vida, mas promete não fugir à luta. “Todo mundo quer jogar na Europa, é um sonho realizado”, afirmou.

Para realiza o sonho, os atletas contam com a ajuda da família. Além de fazer uma grande festa na despedida em Campo Grande, os familiares foram responsáveis por fazer um “mutirão” para levantar a verba para a viagem. A ida para Europa e as primeira estadias são pro conta dos jogadores, cerca de R$ 6 mil por atleta.

Os familiares garantem que toda a documentação foi checada junto às autoridades, tirando qualquer risco dos jovens serem vítimas de algum golpe. O visto polonês, por exemplo, foi enviado aos jogadores diretamente pela Fifa.

Famílias fizeram grande festa na rodoviária de Campo Grande (foto: Vinícius Squinelo)
Nos siga no