Esportes

Prefeitura inicia obras no Belmar Fidalgo para instalação de Memorial Esportivo

Local contará com espaço que contará a história do antigo estádio municipal, hoje praça esportiva

Gabriel Neris | 04/04/2018 17:20
Obras tiveram início nesta quarta-feira e começaram pelos banheiros da praça (Foto: PMCG/Divulgação)
Obras tiveram início nesta quarta-feira e começaram pelos banheiros da praça (Foto: PMCG/Divulgação)

Começaram nesta quarta-feira (4) as obras de revitalização da Praça Belmar Fidalgo, no Centro de Campo Grande, que contará com o Memorial Esportivo, espaço destinado a história do local que já foi o principal estádio da cidade. O Campo Grande News é parceiro da iniciativa. As manutenções não impedirão a população de utilizar o espaço para as atividades esportivas e de lazer.

As obras contam com os investimentos das empresas Plaenge e Sicredi, que em contrapartida poderão utilizar os espaços destinados a publicidade na praça, conforme previsto pelo Propam (Programa de Parceria Municipal).

“Para que a população possa utilizar o complexo esportivo, a prefeitura manterá a praça aberta normalmente e disponibilizará os banheiros próximos ao espaço da lanchonete. E mesmo em obras, as oficinas de esporte e lazer serão realizadas seguindo a programação”, explicou o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra.

Atualmente a prefeitura oferece gratuitamente oficinas de funcional, dança, ginástica, capoeira, pilates, academia ar ao livre, alongamento, beach tennis, esporte na maturidade e futebol.
O serviço de revitalização deve ter duração de quatro meses. As obras tiveram início pelos banheiros, posteriormente será realizada a pintura das grades e de todo o complexo. As empresas privadas investirão cerca de R$ 400 mil.

“A previsão, se não chover, é entregar as obras em julho, já com a praça pronta, pintada e com acessibilidade, garantindo conforto e qualidade”, comentou o gerente regional da Plaenge, Luiz Octávio Pinho, que entregou com a Sicredi equipamentos de lavadora de alta pressão semi-industrial água fria, multifuncional roçadeira costal gasolina, cortador de grama e podador STIHL com implemento motopoda e máquina para pintar.

A Funesp já está recebendo as doações que ajudarão a contar a história da praça. O edital de chamamento foi publicado na edição do dia 12 de março do Diário Oficial do Município.

Os materiais entregues deverão ser entre 1933 e 1987, referente ao antigo estádio. A população pode participar com doações de livros, periódicos, catálogos, teses, artigos, materiais áudio visuais e objetos vinculados ao patrimônio esportivo do futebol, como camisetas, chuteiras, bolas, flâmulas, troféus, entre outros.

Conforme publicado no edital, as doações poderão ser feitas na Funesp até o dia 30 de abril, das 7h30 e 11h e das 13h às 17h30. A Comissão de Processamento de Doações receberá o material, analisará a compatibilidade com os termos do edital, digitalizará o material doado, e publicará comunicado no site da prefeitura com o nome do doador e o objeto entregue. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail gab@funesp.campogrande.ms.gov.br. A Funesp está localizada na rua Doutor Paulo Machado, nº 633, Santa Fé.

A comissão montada para avaliar os itens e contar a história da praça é composta por membros da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e Funlec (Instituto de Ensino Superior da Fundação Lowtons de Educação e Cultura), entre outros.

Nos siga no