Esportes

Pantanal Extremo já tem os primeiros vencedores em competições

Leonardo Rocha | 27/11/2016 10:40
Na corrida de trilha, os vencedores correram nas provas de 13 km e 7 km (Foto: Marcos Boaventura/PMC)
Na corrida de trilha, os vencedores correram nas provas de 13 km e 7 km (Foto: Marcos Boaventura/PMC)
Prova de natação começou cedo no Rio Paraguai, em Corumbá (Reprodução - Facebook)

O evento esportivo "Pantanal Extremo", que está sendo realizado na cidade de Corumbá, que fica a 419 km de Campo Grande, já conheceu seus primeiro vencedores neste domingo (27), logo pela manhã, com o final da prova do "Stand up Paddle", considerada uma das mais desgastantes da competição.

Os atletas profissionais, que percorrem 35 km, e os amadores (30 km), fizeram o embarque de seus remos e pranchas, nos navios da Marinha do Brasil, por volta das 4h da manhã. Eles subiram o Rio Paraguai, até chegar ao ponto de partida da competição, na Baía do Tuiuiú.

O vencedor da competição foi Guilherme Souza, seguido por Luiz Carlos Guida, Paulo Reis e Arthur Santacreu, que se destacaram na prova, desde o início em relação aos demais atletas. Houve algumas alternâncias na liderança, mas o jovem paulista de Ilha Bela (Guilherme), superou os adversários.

Ele ponderou que neste ano, as condições estavam melhores do que nas outras edições, com menos sol e um tempo mais ameno. Guilherme contou com um pequeno erro do seu principal adversário, Luiz Carlos Guida, para chegar na frente. Também fez muitos elogios a paisagem do local. "É um prazer vir para cá".

Luiz Carlos Guida lamentou um erro no final da prova, mas ponderou que fez uma boa prova, mesmo não chegando ao tricampeonato da competição. “São quatro anos competindo aqui e infelizmente não levei essa.

Já entre as mulheres, a vencedora foi Lena Guimarães. Ela contou que a prova foi dura, mas conseguiu se superar e chegar na frente. " Fiz uma prova de ir buscar e cheguei aqui no meu limite. Estou muito feliz". Com esta vitória, a atleta foi a campeã do Circuito Nacional. No primeiro ano fiquei em terceiro, no segundo em segundo e agora fiquei em primeiro e consegui ser campeã brasileira".

Corrida de Trilha - O atleta da casa, José Carlos Junior Proença, de 17 anos, conseguiu chegar em primeiro lugar na prova de corrida de trilha, de sete quilômetros. Já na principal disputa (13 km), o pódio teve o lugar mais alto ocupado por Vilmar Roberto Dias e Marleyde de Fátima Costa.

A Corrida de Trilha foi a segunda modalidade com mais participantes do Pantanal Extremo, ficando atrás apenas do Mountain Bike, com 500 competidores. A prova teve a largada e chegada no Porto Geral de Corumbá, às margens do Rio Paraguai.

No percurso, tiveram que passar pela região do Cacimba da Saúde, além de outros pontos como Mirante da Capivara e Parque Marina Gattass. A prova de 7 km teve a participação do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PDT). Ele depois esteve na premiação dos vencedores desta terceira edição.

Nos siga no