Esportes

Pai de judoca transmite confiança para filha vencer disputa internacional

Thiago de Souza | 08/04/2016 15:18
Gebara quando disputou o Super Desafio de Judô Brasil x Áustria. (Foto: Divulgação/CBJ)
Gebara quando disputou o Super Desafio de Judô Brasil x Áustria. (Foto: Divulgação/CBJ)
Edson Roberto acompanha disputas de judô da filha. (Foto: Reprodução)

A judoca douradense Camila Gebara, 21, enfrenta uma atleta sul-coreana, no Super Desafio BRA de Judô, nesse sábado (9), no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande. Durante a competição ela vai ter o incentivo do pai, Edson Nogueira, que vem de Dourados acompanhar a luta e promete transmitir o máximo de confiança e tranquilidade para a filha tem bom desempenho no tatame.

O advogado Edson Roberto Nogueira, 56, disse que acompanha a filha no judô, desde que ela começou, aos 3 anos e oito meses de idade.

Ele conta que já praticou esporte e sabe que a tranquilidade é fundamental para o que o atleta ponha em prática tudo o que aprendeu nos treinamos.

“Antes da luta vou lá e dou um apoio e transmito confiança para que tudo saia bem”, revelou Nogueira.

Embora no momento da luta haja uma ansiedade natural, Nogueira se diz tranquilo pois sabe do que a filha é capaz de produzir. “Minha pressão tá 12x8”, brincou. Ele acrescentou que a mãe da atleta é que fica mais nervosa e na hora da luta dá gritos de incentivo para a filha durante a disputa.

A família de Camila Gebara mora em Dourados e viaja para Campo Grande, na noite desta sexta-feira, para acompanhar a disputa internacional.

O pai da judoca fez questão de lembrar que valeu a pena todo o investimento da família na carreira da judoca. Ele se recorda de um episódio em que a filha passou por cirurgia no joelho, em 2013, e não pode participar da seletiva para competição internacional no ano seguinte. Segundo Nogueira, como não havia patrocínio, a família teve de bancar a ida dela Europa. “Mas valeu a pena. Ela foi a única medalha de ouro na competição”, revelou. 

O Super Desafio BRA Coreia do Sul de Judô acontece na parte da manhã desse sábado, a partir das 8 horas. O Campeonato Brasileiro Regional também será realizado e começa ao meio-dia.

A competição promove a disputa entre três atletas no feminino e dois no masculino dos dois países. São eles: Camila Gebara (+78), Ketleyn Quadros (63kg); Nathália Brígida; João Marcos Cesarino, e o meio-leve Gabriel Pinheiro. O evento é aberto ao público, e são estimados de 4 a 5 mil espectadores.

Nos siga no