Esportes

MS leva 16 medalhas nas Olimpíadas Escolares em Curitiba e supera 2010

Fabiano Arruda | 13/12/2011 11:21

Estado terá três equipes na primeira divisão da competição do ano que vem, duas na segunda e três na terceira

Judocas de MS foram destaques das Olimpíadas em Curitiba. Ao todo, faturaram dez medalhas. (Foto: Vitor Yoshihara)
Judocas de MS foram destaques das Olimpíadas em Curitiba. Ao todo, faturaram dez medalhas. (Foto: Vitor Yoshihara)

A delegação de Mato Grosso do Sul conquistou 16 medalhas nas Olimpíadas Escolares, realizada em Curitiba (PR), etapa 15 a 17 anos, e encerrada no domingo.

O resultado supera o desempenho dos sul-mato-grossenses na competição no ano passado, quando foram conquistadas 13 medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e seis de bronze.

O destaque deste ano foi das modalidades individuais, sobretudo, o judô que faturou dez medalhas: cinco de ouro, três de prata e duas de bronze.

Os representantes do tênis de mesa do Estado levaram mais duas medalhas, sendo uma de ouro por equipes e uma de bronze individual.

Ainda mas modalidades individuais, o taekwondo ficou com uma medalha de bronze.

Nas modalidades coletivas, foram três medalhas das oito equipes que participaram da competição.

O único ouro foi conquistado pelo futsal feminino, enquanto as meninas do handebol ficaram com a prata. O vôlei masculino terminou com o bronze.

Futsal feminino foi a única modalidade coletiva do Estado que faturou medalha de ouro. (Foto: Fabiano Arruda)

Desta forma, Mato Grosso do Sul terá três times na divisão de elite das Olimpíadas Escolares em 2012, etapa 15 a 17 anos, que será realizada em Cuiabá (MT). A partir do ano que vem, o evento terá três divisões: primeira, segunda e terceira divisão.

Os medalhistas do handebol e futsal feminino, bem como o basquete masculino do Estado, que neste ano já estava na divisão especial dos jogos, e terminou em quarto lugar em Curitiba, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, estarão entre os melhores do torneio.

Já o vôlei, tanto masculino quanto feminino, estará na segunda divisão em Cuiabá, enquanto as equipes do basquete feminino, futsal e handebol masculino caíram para a terceira divisão.

Numa análise de desempenho, o basquete feminino de MS, por exemplo, despencou. No ano passado disputou a divisão especial das Olimpíadas, caiu para a primeira divisão, em que competiu em Curitiba, e agora terminou na terceira divisão em 2012.

Do outro lado, o basquete masculino foi campeão da primeira divisão do ano passado, subiu para a divisão especial neste ano, categoria em que vai permanecer no ano que vem.

Nos siga no