Esportes

Mato Grosso do Sul contará com cinco atletas nas Olimpíadas de Londres

Gabriel Neris | 13/07/2012 12:45

Estado terá representantes no futebol feminino, judô, natação, vôlei de praia e ciclismo.

Talita disputará pela segunda os Jogos Olímpicos, em Londres (Foto: Divulgação)
Talita disputará pela segunda os Jogos Olímpicos, em Londres (Foto: Divulgação)

Em duas semanas começará em Londres a 30ª edição dos Jogos Olímpicos de Londres. Mato Grosso do Sul será representado por cinco atletas, sendo quatro estreantes. A exceção ficou por conta da jogadora de vôlei de praia Talita Antunes.

A aquidauanense participará pela segunda vez da competição na carreira. Em 2008, Talita disputou os jogos na China ao lado de Renata Pinheiro. Estreantes na época, a dupla brasileira ficou próxima de alcançar uma medalha olímpica.

Talita e Renata terminaram a competição na quarta colocação, deixando a medalha de bronze escapar para as chinesas Xue e Zhang Xi. A derrota abateu a dupla.

“Você fica triste? Fica triste, mas não podem também se afundar e achar que é o fim do mundo. Uma coisa é certa: lembrarei da Olimpíada, vou lembrar aonde chegamos, mas também vou lembrar que no último passo não consegui”, declarou Talita na ocasião.

O primeiro passo para retomar a caminhada em busca da tão sonhada medalha olímpica foi dado. A parceria com Renata acabou, e Talita iniciou o Circuito Brasileiro e Mundial com a carioca Maria Elisa.

Atualmente, a Talita e Maria Elisa estão na segunda colocação entre as brasileiras no ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). A primeira colocação está com Juliana e Larissa.

Em curta carreira, Bruna representará MS com a camisa da seleção brasileira (Foto: Arquivo Pessoal)

Carreira meteórica - Entre os quatro atletas olímpicos estreantes está Bruna Benites, natural de Cuiabá, mas com o coração sul-mato-grossense. Bruna mora em Campo Grande há cinco anos.

Em 2010 ela terminava o curso de fisioterapia, profissão que trocaria mais tarde pelo desejo de jogar futebol. Contratada pelo Foz Cataratas, de Foz do Iguaçu (PR), a curta carreira de jogadora ganhou voos mais alto com o título da Copa do Brasil de futebol feminino.

A atuação na final da competição foi o suficiente para o técnico Jorge Barcellos convocar a zagueira. Titular absoluta na defesa brasileira, Bruna está na Suíça participando de um torneio amistoso que servirá de preparação para os Jogos Olímpicos. A estreia será neste sábado contra a seleção da Colômbia.

A delegação brasileira de ciclismo terá novidades. O sul-mato-grossense Magno Prado corre pela equipe Funvic-Pindamonhangaba, de São Paulo. Prado tem na carreira títulos como o Pan-Americano sub-23, em 2006, e também é o atual campeão brasileiro.

O ciclista também faturou as provas da Volta do Uruguai e Volta do Chile. No Brasil, venceu o Giro do Interior em São Paulo e a Volta de Porto Alegre.

Outras esperanças de medalhas para Mato Grosso do Sul estão no judô com Rafael “Baby” Silva, e o nadador Leonardo de Deus. Os dois estreantes são naturais de Campo Grande, mas vivem fora do Estado há bastante tempo.

Leonardo disputará as provas 200m costas e 200m borboleta, em Londres. O judoca terá esquema especial para não quebrar a cama na concentração brasileira. Disputando a categoria mais de 100 kg, Rafael dormirá em cama especial, que suporte seu peso. Atualmente, Baby é o terceiro colocado no ranking mundial da sua categoria.

Nos siga no