Esportes

Jogos Indígenas neste domingo envolvem 21 equipes com 600 atletas

Ângela Kempfer | 18/08/2013 12:34
Arremesso de lança é um dos esportes dos Jogos Indígenas. (Foto: Cleber Gellio)
Arremesso de lança é um dos esportes dos Jogos Indígenas. (Foto: Cleber Gellio)

O evento cresceu consideravelmente desde a primeira edição há 8 anos. Hoje, os Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande têm a participação de 20 equipes, número bem superior ao de 7 que iniciaram as competições em 2005.

No Parque Jacques da Luz, na Moreninha II, cerca de 600 índios são atletas neste domingo. A 8ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande começaram pela manhã, com provas de atletismo.

Além de modalidades convencionais como corrida, futebol society e vôlei, também há competições tradicionais dos índios brasileiros: arco e flecha, arremesso de lança, dardo e cabo de guerra.

Como fazem parte da programação de aniversário da cidade, o evento teve a abertura oficial feita pelo prefeito Alcides Bernal. Os jogos são abertos ao publico e devem seguir até às 17 horas. “É um avanço, o resgate da cultura indígena e a união das etnias”, diz um dos organizadores, Adierson Venâncio.

Segundo a prefeitura, participam das competições índios das 7 etnias: guarani, terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinawa e atikum.

Nos siga no