Esportes

Governo repassa meio milhão para alavancar Estadual de futebol

Gabriel Neris e Helton Verão | 16/01/2013 16:34
Governador assina convênio que garante repasse ao Campeonato Estadual (Foto: João Garrigó)
Governador assina convênio que garante repasse ao Campeonato Estadual (Foto: João Garrigó)

Na tentativa de alavancar o futebol de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) assinou convênio com a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) na tarde desta quarta-feira (16) para ajudar nas despesas do Campeonato Estadual, que inicia no próximo fim de semana. Serão repassados R$ 531,5 mil destinados à taxa de arbitragem, transporte e alimentação dos árbitros, produção de 980 bolas, hospedagem e alimentação dos jogadores, aluguel de estádios e confecção de placas para os estádios.

Estiveram presentes na reunião na governadoria o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Flávio Brito, o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun (PMDB), o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB).

Flávio Brito lembrou que o dinheiro será repassado para cobrir os gastos conforme a necessidade, mas os clubes não irão pegar a verba da competição.

O presidente da FFMS, Francisco Cezário, exaltou que nos dois últimos anos a entidade tem contado com o convênio do Governo do Estado. “O futebol de Mato Grosso do Sul está fazendo uma parceria empresarial e esperamos aumentar a cada ano. Isto é fruto do trabalho dos dirigentes e em 2014 esperamos consolidar mais parceiros”, disse Cezário.

Outro ponto comemorado durante a reunião foi à confirmação da competição ser transmitida ao vivo pela televisão. “Pelo menos 1,4 milhão de sul-mato-grossenses respiram futebol”, avalia Cezário.

O governador cobrou que haja em breve premiação extra a clubes e jogadores para incentivar os times, como para o artilheiro do torneio e os melhores de cada posição. Também espera que tenha incentivo para o segundo semestre, época que o futebol praticamente para em Mato Grosso do Sul, com exceção ao clube que representa o Estado no Campeonato Brasileiro da 4ª Divisão.

O Campeonato Estadual começa no próximo sábado com dois jogos: Aquidauanense x Novoperário e Sete de Dourados x Ivinhema. No domingo jogam Comercial x Cene, Naviraiense x Corumbaense, Maracaju x Misto e Itaporã x Águia Negra.

Nos siga no