Esportes

"Foi incrível", relata contadora de MS que foi campeã amadora na São Silvestre

Janine Rodrigues tem 30 anos, começou a correr há cinco e competiu em 31 provas no ano passado

Gabriel de Matos | 07/01/2023 10:59
"Foi incrível", relata contadora de MS que foi campeã amadora na São Silvestre
Janine Rodrigues cruzando a linha de chegada da Corrida Internacional de São Silvestre (Foto: Instagram)

Janine Rodrigues tem 30 anos  é contadora, mas na tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, foi campeã do pelotão amador. Nascida em Iguatemi, cidade a 412 quilômetros de Campo Grande, a atleta correu os 15 km em 1 hora e 10 segundos e colecionou títulos em 2022.

A iguatemiense começou a correr em 2018 e participou de 31 eventos esportivos de atletismo em 2022. Entre as principais, estão a Corrida do Pantanal, Bonito 21K e Eco Pantanal Extremo. Para este ano, o foco é completar a Maratona Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Além da São Silvestre, Janine colecionou outras conquistas em 2022, inclusive corrida fora do Brasil. "Fui campeã nos 5 km em uma corrida internacional em Assunção, nos 13 km no Eco Pantanal Extremo, em Corumbá, vice-campeã no Bonito 21K e campeã nos 10 km da Corrida do Judiciário". 

A história na corrida de rua começou por estética e a contadora "foi tomando gosto" por competições. Ela relata que treina seis vezes na semana na rua e no Estádio Municipal Adão Mendes, em Iguatemi, que tem uma pista de atletismo. "Eu trabalho o dia todo, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Eu treino depois que saio do trabalho".

Janine Rodrigues é contadora e treina depois que sai do trabalho (Foto: Acervo Pessoal)

Sobre a Corrida de São Silvestre, ela ressaltou que foi o momento mais especial desde que começou a correr. "Eu já conquistei vários títulos, mas o mais especial foi ser campeã do pelotão geral na São Silvestre. Foi uma participação incrível, nunca imaginei ser a campeã, pois eram muitas pessoas".

A corrida conta com dois pelotões, o de elite e o geral. O primeiro é com atletas profissionais e o segundo com amadores. Janine fez o tempo de 1h00m10s. A 97ª edição teve 32 mil inscritos ao todo. "Eu me senti muito orgulhosa em levar o nome do nosso Estado", destaca.

Atual recordista estadual nos 1.500 m e 5.000 m, título dado pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), relata que as principais dificuldades são a falta de patrocínio e a conciliação dos treinos com o trabalho. Janine conta que tem "alguns patrocínios, entre eles, o Bolsa Atleta.. 

Nos siga no
Veja Mais