Esportes

Fifa não irá punir Zúñiga por joelhada em Neymar e mantém Thiago Silva suspenso

Helton Verão | 07/07/2014 13:26
Fifa não irá punir Zúñiga por joelhada em Neymar e mantém Thiago Silva suspenso
Neymar levou uma joelhada na região lombar e quebrou uma vértebra. O tempo de recuperação será de aproximadamente 45 dias. (Foto: Getty Images / Fifa)

A entidade maior do futebol mundial, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) decidiu não punir o lateral Camilo Zúñiga, pela agressão que tirou o jogador Neymar da Copa do Mundo. Durante o jogo entre Brasil e Colômbia, na sexta-feira (4), Neymar levou uma joelhada na região lombar e quebrou uma vértebra. O tempo de recuperação será de aproximadamente 45 dias. A entidade confirmou também que não irá suspender o cartão amarelo aplicado ao capitão Thiago Silva, que o tirou do jogo com a Alemanha nesta terça-feira (8).

“Após uma análise da questão e da extensa documentação recebida da CBF, o presidente concluiu que o Comitê Disciplinar da FIFA não pode considerar este caso devido às condições descritas no Código Disciplinar da FIFA (CDF) para que o Comitê Disciplinar possa intervir em tal situação. Em particular, neste caso específico, nenhuma ação retrospectiva pode ser tomada pelo Comitê Disciplinar da FIFA, já que o incidente envolvendo o jogador colombiano Camilo Zúñiga Mosquera não escapou da atenção dos árbitros, primeira das duas condições acumulativas e necessárias para que o art. 77 a) do CDF seja aplicado”, publicou a Fifa.

Na mesma nota, a entidade e o Comitê Disciplinar da FIFA lamentam quaisquer incidentes ocorridos no campo, que tenham particularmente um impacto negativo na saúde de Neymar. “Desejamos que Neymar tenha uma recuperação rápida e completa, assim como desejamos o mesmo para todos os jogadores que, infelizmente, tiveram de deixar a Copa do Mundo da FIFA devido a lesões”, completou.

Thiago Silva fora – Sobre o zagueiro e capitão da seleção, a entidade descartou cancelar o cartão dado ao camisa 3, e então ele segue fora do jogo com a Alamanha. “No que diz respeito ao pedido da CBF de cancelamento do cartão amarelo aplicado ao jogador Thiago Emiliano da Silva durante o jogo contra a Colômbia, o presidente chegou à conclusão de que o Comitê Disciplinar da FIFA não pode considerar o caso devido ao fato de que não há base legal autorizando a concessão de tal pedido”, decretou.

Brasil e Alemanha jogam nesta terça-feira (8), às 16 horas (de MS), no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Nos siga no