Esportes

Etapa de campeonato estadual de esporte equestre acontece sexta na Capital

Amanda Bogo | 21/12/2016 12:51
Prova de ranch sorting (Foto: Reprodução/ Acrissul)
Prova de ranch sorting (Foto: Reprodução/ Acrissul)

O ranch sorting é a modalidade de esporte equestre que mais cresce em Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo a apartação de gado. A terceira etapa do Campeonato Sul-mato-grossense da modalidade será realizada na sexta-feira (22), às 09 horas, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. 

A previsão, conforme Aparício Flores, um dos organizadores da prova, é que 200 participantes estejam na disputa, e a premiação total é de R$ 15 mil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha). A etapa é classificatória para a etapa nacional de ranch sorting.

A prova é a primeira realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). Para Jonatan Barbosa, presidente da instituição, esta é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar e estimular a prática dos esportes equestres, visando resgatar e consolidar as tradições do homem do campo.

Regra - Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2 . Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.

Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado.

O gado é colocado em uma pista em formato de 8 com dimensões que variam de tamanho (entre 15 e 18 metros de diâmetro cada curral) e com uma abertura entre eles de 3,87 a 4,70m.

Nos siga no