Esportes

Estadual de Kart pode ter primeira mulher campeã neste fim de semana

Helton Verão | 29/11/2013 17:35
Yara, 18 anos poderá ser a primeira mulher a se consagrar campeã  estadual de kart, na categoria Super F4 Graduados (Foto: Arquivo Pessoal)
Yara, 18 anos poderá ser a primeira mulher a se consagrar campeã estadual de kart, na categoria Super F4 Graduados (Foto: Arquivo Pessoal)

O fim de semana reserva a disputa das mais emocionantes que o Kart em Mato Grosso do Sul já viveu. A 6ª e última etapa do Estadual da modalidade irá consagrar o campeão em quatro das cinco categorias em disputa, já que na Executive Graduados, Paulo Cesar dos Santos faturou o título com sobra. A categoria Super F4 Graduados reserva uma das mais aguardadas ‘brigas’, afinal são quatro pilotos brigando pelo título e a favorita é Yara Deckner, 18 anos.

Com 77 pontos Yara lidera com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado Fabrício Mota. Outros dois pilotos brigam para surpreender, Diego Gudes, com 70 pontos e Lucas Neto de Emílio, com 66 pontos. Vale lembrar que o vencedor da etapa contabiliza 25 pontos, o segundo 20, o terceiro 16 e em ordem decrescente até o 15º colocado, com a pontuação mínima de um.

Se caso Yara levar o título, ela será a primeira mulher na história a conquistar o Estadual em uma das categorias da modalidade. “A preparação forte, desde a última etapa mês passado. Estou ansiosa, pois a competição está acirrada, com mais três pilotos na briga. Nesta hora o emocional pode atrapalhar, tenho que ser fria”, ressalta a jovem.

Muito mais que o título, Yara espera que com ele, vença e encerre de uma vez um tabu e uma besteira que predomina nos esportes que misturam homens e mulheres. “É complicado ser a única mulher, existe muito preconceito. As pessoas começam a desconfiar, tudo que faço nunca é pelo meu mérito. Falam que meu kart que é bom e não eu. Esse título pode encerrar boa parte desse tabu”, comenta a piloto.

Ela revela que a paixão pelo automobilismo começou por volta dos 12 anos, nas brincadeiras com amigos no kart indoor, aquelas pistas onde se cobrar aluguel para correr por hora e teve também influência do irmão. “Corria com amigos no Kart Indoor, mas teve meu irmão também, que já foi bicampeão da categoria Kadett”, conta Yara, referindo-se ao ex-piloto Régis Volpe.

Yara no lugar mais alto do pódio (Foto: Arquivo)

Atualmente, Yara é a única mulher a correr em todas categorias do kart. Vale lembrar que a piloto Luana Senna já conquistou em 2011 o título da Copa Fundesporte, mas esta competição não era equivalente ao Estadual, já que paralelamente, neste mesmo ano, foi realizada a competição de maior relevância do Estado.

Outras categorias - Na Executive Sênior, José Roberto Barbosa, 35, lidera com 13 pontos de diferença para o segundo colocado, Marcos Rogério Covre, 42. Outros dois pilotos correm por fora, Rodrigo Staphanini e Renato Alencar, ambos com 74 pontos. “Como estou na frente, pretendo fazer uma corrida conservadora para não perder o título”, planeja José.

O piloto já fez as contas para não se complicar na última prova. “Pelas minhas contas, chegando em terceiro, ninguém me alcança e o título seria meu”, calcula.

O segundo colocado, o piloto e também médico, Marcos Rogério, está pessimista quanto a disputa. Ele cita fatores que podem tender ao título do adversário. “Como não vivo do automobilismo, estou trabalhando muito, não tenho treinado com a frequência que acontecia antes. Fora que o José Roberto é sem dúvidas o melhor piloto em atividade no kart do Estado”, desanima Covre.

Super Senior – Marcos Rogério pode conseguir o bi, mas do vice campeonato em outra categoria que disputa também e a situação é até mais difícil, a Super Senior. Isso porque Renato Alencar lidera com 92 pontos, 21 pontos a mais que Covre.

Super F4 Sênior – Se Stephanini corre por fora na Executive Sênior, na Super F4 Sênior ele está próximo do título, pois lidera com 93 pontos, 15 a mais que Murilo Rolim.

Cinco pilotos do Estado serão selecionados (campeão e vice de cada categoria) para a Copa das Federações, etapa que será disputada de 12 a 14 de dezembro, no Beto Carreiro, em Santa Catarina.

Importante - Cada piloto pode descartar um resultado na temporada que não seja uma ausência. A FAMS alerta que exitem pendências sobre possíveis irregularidades em outras etapas. Então logo, podem haver alterações consideráveis na classificação.

Heróis do asfalto – Mais que a técnica é de se ressaltar o amor de cada piloto pelo kart e o automobilismo. Nenhum, eu disse nenhum piloto em todas as categorias consegue viver apenas do automobilismo. Tudo é feito por amor.

Yara estuda o ensino médio e almeja voos mais altos. “O sonho pra mim seria a Fórmula Indy. Mas vejo isso distante. O kart pra mim levo como hobby. Consigo me manter graças ao meu pai, que é mecânico, o que reduz os custos para se manter na modalidade”, revela Yara.

“Ninguém sobrevive do kart. Estou aqui pela paixão. Fiquei 10 anos sem correr, voltei no ano passado”, conta o produtor rural José Roberto Barbosa.

Bicampeão e vice outra vez, há cinco anos na modalidade, Marcos Rogério Covre se diz de “saco cheio” com o amadorismo e que esta deverá ser sua última temporada. “Estou cansado desse amadorismo. O kart precisa de incentivo. Alguém que banque as reformas e manutenção do kartódromo. Quem corre de kart hoje, pode ser considerado um herói”, finaliza Covre.

Palavra do presidente - O presidente da FAMS (Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul), Valdemir Terra, cita o momento da modalidade como um renascimento. Que a fase pior já passou, mas que ainda faltam alguns detalhes. “Precisamos reformar nossa pista para voltar a receber eventos nacionais. Isso custaria cerca de R$ 500 mil, estamos na esperança por ajuda da Prefeitura Municipal e Governo do Estado”, comenta o presidente.

Programação – Neste sábado começam os treinos livres, a partir das 9h30. Às 12h, a pista fecha e será reaberta às 14h para os livres da tarde. A tomada de tempo tem início às 16h20. Tendo o encerramento às 17h.

No domingo o bicho pega, a partir das 8h começam as movimentações, para a primeira prova às 8h30. Os horários acima poderão sofrer alterações por determinação do Diretor de Prova.

O Kartódromo Ayrton Senna está localizado na rua Bento de Souza, nº 1000, no bairro das Moreninhas. O melhor de tudo, a entrada é franca.

Nos siga no