Esportes

Entre natureza e adrenalina, Jogos Radicais Urbanos reúne 700 atletas

A competição inclui provas de stand up paddle, mountain bike e trilhas em Campo Grande

Aline dos Santos e Mirian Machado | 13/10/2018 12:01
Lago do Parque das Nações foi dividido em raias para prova de  stand up paddle. (Foto: Henrique Kawaminami)
Lago do Parque das Nações foi dividido em raias para prova de stand up paddle. (Foto: Henrique Kawaminami)

A natureza de Campo Grande se une à adrenalina dos esportes de aventura na segunda edição dos Jogos Radicais Urbanos, que acontece neste fim de semana e reúne 700 atletas. O sábado é marcado por provas de stand up paddle no lago do Parque das Nações, que vão definir o campeão brasileiro na modalidade.

Vindo de Itacaré (Bahia), Celson Moraes Medina, 31 anos, conta que praticava surfe e treina há dois anos. Ele lidera o campeonato baiano e, no brasileiro, ocupa o oitavo lugar. Celson já tinha vindo a Mato Grosso do Sul para visitar parentes, mas ainda não conhecia Campo Grande. “Gostei bastante do parque”, diz, comentando também que achou a Capital com ar de interior, principalmente por não ter muita gente na rua. “Deve ser porque não tem praia”, diz.

Segundo melhor do mundo, Guilherme dos Reis, 20 anos, veio de Ilhabela (São Paulo). Ele treina há seis anos. “No mar é mais difícil por conta das ondas. Aqui, se tiver dificuldade, vai ser por conta do vento, não pode sair da raia”, diz. Ele já foi quatro vezes campeão brasileiro.

O lago foi dividido em seis raias de 200 metros. O atleta deve ficar em pé numa prancha e utilizar um remo para se deslocar pela água. A competição ainda inclui provas de mountain bike e trilhas para crianças e adultos.

“Os Jogos Radicais Urbanos consolidam o esporte de aventura em Campo Grande. A cidade tem cenário exuberante. Foi um sucesso, com 700 inscritos nas três modalidades. É uma mistura de cidade, com prédios e shopping, e natureza, com capivara, arara, árvore. Isso chama muita atenção dos turistas”, afirma o titular da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra. 

Celson é egresso do surfe e treina stand up paddle há dois anos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Segundo melhor do mundo, Guilherme veio de Ilhabela. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no