Esportes

Fugindo do rebaixamento, Operário enfrenta o Comercial neste domingo

Ítalo Milhomem | 24/04/2011 07:22

Outras sete partidas serão disputadas hoje no Estadual

Clássico campo-grandense será disputado no estádio Jacques da Luz. (Foto: Divulgação)
Clássico campo-grandense será disputado no estádio Jacques da Luz. (Foto: Divulgação)

Tudo pronto para mais um “Comerário”. Em situações opostas, o Operário que figura na zona de rebaixamento no returno do Campeonato Estadual briga para fugir da série B e se manter na primeira divisão do sul-mato-grossense.

Já o Comercial, ainda não se acertou dentro de campo, e busca a reabilitação após duas derrotas nos último três jogos para poder se classificar para segunda-fase do Estadual.

O presidente do Operário, Toni Vieira afirma que todas as necessidades serão preenchidas para o clássico, que será realizado na manhã deste domingo (24), no estádio Jacques da Luz nas Moreninhas em Campo Grande.

“Nós fizemos todos os pedidos por ofício, policiamento, ambulância. Amanhã (sábado) à tarde estaremos montando toda a estrutura, como banheiro químicos, que só existem de um dos lados do estádio e as divisórias entre as torcidas”.

Toni lembra que por ter uma única entrada oficial, os torcedores do Operário entrarão por outro portão, no lado de trás do estádio Jacques da Luz.

Sobre o confronto o presidente do Operário joga a responsabilidade para equipe comercialina, que também não está muito bem no campeonato, mas é o último campeão estadual.

“Nosso time tem que entrar com o time principal, e não com reserva como aconteceu no último jogo. Vamos manter os jogadores que estavam nos bons resultados, nós sabemos que eles têm toda a estrutura, ele são os favoritos. A responsabilidade é deles, que são campeões estaduais” finalizou Toni.

Comercial - Do lado Comercialino, o presidente colorado, Carlos Alberto Assis diz que o time está pronto e será o mesmo que foi derrotado pelo o Chapadão do Sul por 2 a 1 na última quinta-feira (21).

A equipe colorada vai jogar com a pressão da torcida, que ainda não venceu o Operário este ano, o último confronto foi na abertura do campeonato e terminou em empate em 2 a 2. Outro problema são os jogadores contundidos.

Mesmo sendo, uma equipe estruturada, que venceu o Estadual 2010, o time do Comercial também enfrenta dificuldades.

Assis afirmou que o time ainda não se encontrou em campo e precisar de um matador no ataque.

“Fazer futebol não é fácil, estamos lutando gradualmente, nós temos jogadores, mas não estão encaixando, não fizemos uma jogada contudente no último jogo. Tá na hora de acertar o time e vamos buscar isso.”, confessa o presidente Comercialino.

Com desfalques, Assis afirma que Goiano e Anderson já estarão treinando na próxima semana e que se o zagueiro Andrézão estiver em condições de jogo, entrará no clássico deste domingo.

Com problemas no ataque, o Comercial não tem conseguido nem chutar ao gol adversário, para resolver o problema o clube quer contratar um jogador experiente, possívelmente um que já jogou no Vasco, Sport e Guarani, mas não revelou o nome do jogador.

“Quero um matador. Um centro avante experiente. Ele já passou por grandes clubes, mas falta dinheiro para trazer esse cara, estamos correndo atrás de recursos, na segunda vem um volante, que estava jogando o estadual paulista para fechar a zaga”.

Na falta de atacantes, a diretoria do Comercial dispensou grandes nomes já maduros, como Túlio Maravilha (ex-Botafogo) ou Edilson “Capetinha” (ex-Palmeiras, Flamengo e Corinthians), que se propuseram a jogar no Colorado por contratos de risco, onde ganhariam parte da bilheteria nos jogos de mando do Comercial que atuassem.

“Isso não nos interessa, jogador que não vem para treinar, participar. Nós queremos ser campeões e não apenas dar espetáculo. O contato foi há muito tempo, no dia primeiro de abril. Eu também não sabia se era uma pegadinha”, revelou Assis.

Série D - O presidente Comercialino, afirmou que nos próximos dias poderá haver a sonhada resposta da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre a participação do clube alvi-rubro no Campeonato Brasileiro da série D.

“Estamos aguardando a comunicação da vaga pela CBF, nós sabemos de algumas equipes que não vão disputar a série D, não é nada oficial, mas vamos aguardar quietos, porque quem fala demais dá bom dia à cavalo”, finalizou Assis.

Retrospectiva do Comerário - Após 33 meses sem confronto, os times voltaram a se enfrentar em um empate em 2 a 2 no Morenão, na abertura do Estadual 2011.

Segundo o levantamento sobre o clássico, feito pelo jornalista Thiago Lopes de Faria, do site Gazeta MS, o Comercial não vence o Operário desde 2003, pelo Campeonato Brasileiro Série C, quando ganhou por 2 a 1 no dia 04 de Outubro. Pelo Estadual, o Colorado não vence o Operário desde 2001, quando fez 3 a 1 no dia 15 de julho.

Em toda história do confronto, o Galo leva vantagem sobre o Saci da Vila. Em 57 confrontos foram 20 vitórias do Galo, 12 do Colorado e 25 empates. O Operário marcou 56 gols, enquanto o Comercial marcou 47. O clássico já decidiu Estadual nove vezes, com 6 títulos para o Operário (79, 80, 81, 83, 96 e 97) e 3 títulos para o Comercial (82, 87 e 93).

O Comerário tem 15 decisões de Estadual nas costas. O Operário levantou 10 troféus (79, 80, 81, 83, 86, 88, 89, 91, 96 e 97). Já o Comercial, disputou em 17 finais, onde o clube foi campeão em 8 vezes (82, 85, 87, 93, 93, 2000, 2001 e 2010).

Rodada - No mesmo horário do Comerário, em Campo Grande, jogam Naviraiense e Ponta Porã, em Naviraí.

Nos siga no