Esportes

Duzentas pessoas acompanham final na Associação Paraguaia

Paulo Fernandes | 24/07/2011 15:39
Torcedores do Paraguai comparecem a associação para assistir a final da Copa América (Foto: Simão Nogueira)
Torcedores do Paraguai comparecem a associação para assistir a final da Copa América (Foto: Simão Nogueira)
Torcida do Paraguai mostra confiança, apesar do favoritismo uruguaio (Foto: Simão Nogueira)

Com bandeiras, camisas da seleção, bombas de tereré e vários adereços, 200 torcedores do Paraguai acompanham a final da Copa América, nesta tarde, na sede da Associação, em Campo Grande.

A estimativa é do vice-presidente da Associação Colônia Paraguaia, Silvio Cantero.

Apesar de a imprensa esportiva considerar o Uruguai favorito ao título, paraguaios, descendentes e brasileiros que estão torcendo para o país vizinho estão confiantes no time que eliminou o Brasil.

Para eles, o grande trunfo da seleção paraguaia é a raça. “No tempo normal vamos fazer 2 a 1”, arrisca o vice-presidente da Associação. “O Paraguai irá vencer porque tem muito amor à camisa. Aí está diferença”, acrescentou.

Colaborador da Colônia Paraguaia, o locutor esportivo brasileiro Agnaldo Cardoso, que é descendente de paraguaios, afirma que o time Uruguai é mais forte, mas que o Paraguai joga com raça e pode levar o jogo para os pênaltis.

“A partir do momento que o Brasil ficou de fora, estou torcendo para o Paraguai”, afirmou.

O Paraguai chegou a final sem vencer nenhuma partida. “Eles jogam para empatar. A grande estrela do time é o goleiro. Mas se chegar aos pênaltis, eles podem errar alguma cobrança”, disse.

Com uma enorme bomba de tereré, Valter Floretin tambpem está confiante. Ele acredita na vitória do Paraguai por 3 a 1.

Mato Grosso do Sul tem forte ligação com o Paraguai pela proximidade com aquele país. A influência do Paraguai está muito presente principalmente na música e na culinária sul-mato-grossense.

Nos siga no