Esportes

Com três de MS, Brasil joga pela semifinal das Paralímpíadas amanhã

Gabriel Neris | 06/09/2012 15:49

No time brasileiro estão Fernando Celso Alves Vieira, Marcos dos Santos Ferreira e Ronaldo Almeida de Souza, todos de Campo Grande

Brasil, de branco, ficou no empate por 1 a 1 contra a Ucrânia encerrando a primeira fase (Foto: Divulgação)
Brasil, de branco, ficou no empate por 1 a 1 contra a Ucrânia encerrando a primeira fase (Foto: Divulgação)

A seleção brasileira de futebol 7 PC (Paralisia Cerebral) busca nesta sexta-feira (7) a vaga para a final dos Jogos Paralímpicos de Londres diante da Rússia, às 10h (horário de MS). A equipe conta com três jogadores sul-mato-grossenses no elenco.

No time brasileiro estão Fernando Celso Alves Vieira e Marcos dos Santos Ferreira, que pertencem à equipe Caira, de Campo Grande, e Ronaldo Almeida de Souza, da ADD (Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças), também da Capital.

A seleção brasileira terminou a primeira fase empatando com a Rússia por 1 a 1. O resultado colocou o Brasil no caminho da Rússia, candidata ao ouro paralímpico.

O técnico Paulo da Cruz destaca que o objetivo é formar a equipe ideal para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro. “Nove dos nossos 12 jogadores estão disputando sua primeira paralímpiada e essa oportunidade de enfrentar adversários de nível diante de uma arena sempre cheia é excepcional para seu desenvolvimento. Mas eles estão respondendo muito melhor do que imaginava”, elogiou ao site do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

O empate por 1 a 1 deixou a Ucrânia em primeiro lugar no grupo pelo saldo de gols, e terá pela frente o Irã, segundo colocado do outro grupo e adversário teoricamente mais fraco que a Rússia.

Medalhas – A China lidera o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos com 68 outros, 58 pratas e 52 bronzes. Em segundo está a Rússia com 30 ouros, 31 pratas e 22 bronzes. A terceira colocação é da Grã-Bretanha com 29 ouros, 38 pratas e 38 bronzes.

O Brasil aparece na oitava colocação com 13 medalhas de ouro, 9 de prata e 5 de bronze, totalizando 27 medalhas até a tarde desta quinta-feira.

Entre as medalhas de bronze está a da sul-mato-grossense Michele Aparecida Ferreira, de 27 anos. A judoca de Mundo Novo conquistou a medalha na última sexta-feira (30) sem precisar lutar.

Michele lutaria com a francesa Sandrine Martine na categoria até 52 kg, porém, a adversária não compareceu após fraturar o pé durante as semifinais. A medalha de Michele foi à primeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos deste ano, e a segunda na carreira da atleta, que também foi bronze em Pequim, em 2008.

Nos siga no