Esportes

Com 17 jogos, Copa do Brasil começa hoje à noite; MS encara o Piauí

Paulo Nonato de Souza | 08/02/2017 09:14
Apresentado no dia 30 de janeiro, o técnico Mauro Marino comanda o time do Sete hoje à noite no jogo de estreia do time douradense na Copa do Brasil (Foto: Divulgação/Arquivo)
Apresentado no dia 30 de janeiro, o técnico Mauro Marino comanda o time do Sete hoje à noite no jogo de estreia do time douradense na Copa do Brasil (Foto: Divulgação/Arquivo)

A Copa do Brasil de 2017 começa nesta quarta-feira com 17 jogos. Um deles tem o Sete de Setembro, primeiro dos dois representantes de Mato Grosso do Sul a estrear na competição, diante do River do Piauí, às 20h30, no Estádio Douradão, em Dourados. O Esporte Clube Comercial só vai estrear na próxima quarta-feira, contra o Joinville (SC), no Estádio Morenão, em Campo Grande.

O jogo do Sete de Setembro, esta noite, marca a volta de Dourados ao torneio nacional depois de 17 anos. A última vez foi na Copa do Brasil de 2000 com o Ubiratan, que empatou em 1 a 1 com o Sinop no Douradão e foi goleado por 5 a 0 pelo time mato-grossense na partida de volta da primeira fase.

Antes disso, em 1999, o Ubiratan havia enfrentado o Corinthians. Perdeu de 1 a 0 no Douradão e foi goleado por 6 a 2 no Pacaembu, em São Paulo.

Contratado no final de janeiro deste ano, o treinador Mauro Marino tem algumas dúvidas para escalar o time do Sete de Setembro. A formação mais provável deve ser Alan Tobias; Bahia, Juan, Ramon Baiano e Jô (Breno); Guinha, Pavão, Jô (Thiago Mattos) e Gustavo; Jefferson e Pablo (Léo Souza).

Este ano, os confrontos das duas primeiras fases da Copa do Brasil serão em jogo único. Na primeira fase, o mando do jogo único será do clube que estiver em posição inferior no Ranking Nacional de Clubes (RNC). O visitante terá a vantagem do empate. Na segunda fase, o mando de campo será definido por sorteio e o vencedor garante a classificação. Em caso de empate, a definição acontecerá na cobrança de pênaltis. A partir da terceira fase serão disputados dois jogos.

Com 91 equipes participantes, a Copa do Brasil terá 17 jogos nesta quarta-feira e três estão marcados para quinta-feira. Dos grandes do futebol brasileiro, o Corinthians é o único a estrear hoje. Vai enfrentar a Caldense, às 20h45 (MS), em Poços de Caldas. Amanhã será a vez das estreias do Vasco da Gama, contra o Santos do Amapá, na Arena das Dunas, em Natal, e do São Paulo frente ao Moto Clube do Maranhão, em São Luiz.

Nos siga no