Esportes

Capital sedia Nacional de Velocidade na Terra amanhã

Redação | 04/09/2009 15:35

Campo Grande sedia neste final de semana a 7ª e 8ª etapas do Campeonato Nacional de Velocidade da Terra. O evento, que deverá reunir 70 pilotos de 12 estados brasileiros, tem entrada gratuita.

Nesta tarde, houve baterias de treino livre para os competidores que já chegaram à Capital.

A partir de amanhã, na pista do bairro Otávio Pecora, os portões serão abertos ao público às 8h e haverá treinos livres, classificatórios e as provas. A programação segue até às 17h, com o início da primeira corrida para o nacional às 13h30.

Comissário desportivo do evento, Gastão Vosgerau, explica que a prova é composta por três categorias: Mini-fórmula tubular, Super-fórmula com motores 1.6, e Fórmula Turismo 1.600, todas elas realizadas em pista de terra.

Segundo ele, o diferencial da competição é que durante as voltas o terreno é modificado e até buracos podem ser abertos no meio da pista. "No asfalto é um reloginho, o piloto sabe quando acelerar e frear. Aqui a pista vai se alterando durante toda a prova, é imprevisível", explica.

Ranking - Líder da categoria Super-fórmula, ou tubular injetado, o piloto baiano Ricardo Basso participa há cinco anos desse tipo de competição e avalia a pista onde irá correr amanhã como mais 'técnica' que as demais. "Ela exige tanto do carro quanto do piloto", afirma.

Se vencer a prova, ele já pode ser considerado o campeão nacional de sua categoria, pelos pontos que acumula em relação aos concorrentes.

Já o piloto Christiano Bornemon, líder na Fórmula Turismo 1.600, precisa apenas completar a corrida deste sábado para ser bicampeão de sua categoria.

Apesar de estar à frente dos concorrentes, o piloto que veio de Curitiba reclama do desgaste físico provocado pelo clima sul-mato-grossense. "Esse calor atrapalha bastante", diz.

Incentivos - Colecionador de títulos na modalidade turismo, que disputa com um veículo Gol, Bornemon reclama da falta de incentivos para a Velocidade na Terra. "

Nos siga no Google Notícias