Esportes

Campeões brasileiros de Stand up Paddle vencem prova mais difícil do ano

Aliny Mary Dias, de Corumbá | 24/11/2013 12:36
Luiz é pioneiro no esporte e o atual bicampeão no Stand up Paddle (Foto: Marcos Ermínio)
Luiz é pioneiro no esporte e o atual bicampeão no Stand up Paddle (Foto: Marcos Ermínio)

Os dois líderes do ranking brasileiro de Stand up Paddle conquistaram o ouro na primeira maratona realizada no país. Os 30 quilômetros da prova foram disputados no Rio Paraguai por 25 atletas durante os Jogos de Aventura do Pantanal, em Corumbá.

O paulista Luiz Carlos Guida, de 30 anos, é pioneiro no esporte no Brasil e levou a medalha de ouro. Depois de remar em cima da prancha durante 2h18, Luiz falou das dificuldades enfrentadas no Pantanal.

“Foi muito desgastante, está muito quente e em vários momentos eu joguei água do rio no corpo para tentar refrescar, mas a prova foi muito boa e de um nível extremo”, explica.

O atleta pratica o esporte há 4 anos e foi um dos primeiros a trazer o Stand Up Paddle para o país. Luiz é o atual bicampeão brasileiro e está a uma etapa de conquistar o tricampeonato no país.

A largada da competição ocorreu por volta das 9 horas na Baía do Tuiuiú, distante 30 quilômetros de Corumbá. Os atletas têm de remar durante todo o percurso de pé em uma prancha e são acompanhados de guarda vidas e embarcações da Marinha do Brasil.

O paulista Paulo dos Reis e o santista Mario Cavaco completaram o pódio da categoria masculina. Para o segundo colocado, a prova de Corumbá foi a mais difícil do ano. “Senti muito o calor, tinha hora que dava vontade de mergulhar no rio, mas agüentei até o fim”.

E a felicidade de Paulo é dupla. O filho dele de apenas 15 anos também competiu e chegou em 5º lugar deixando adultos para trás. Guilherme dos Reis chegou na prainha do Porto Geral exausto e foi ovacionado por quem acompanhava a disputa.

Na categoria feminina a baiana Bárbara Brasil completou a prova em primeiro lugar. Em segundo e em terceiro chegaram a paulista Mônica Pasco e a carioca Lena Guimarães.

Pai e filho de apenas 15 anos competiram no Rio Paraguai (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no