Esportes

Campeão e outros dois finalistas penduram chuteiras após o Estadual

Jogadores das equipes profissionais que avançaram até etapas decisivas foram dispensados; Categoria de base e planejamento para 2018 são viram o foco

Amanda Bogo | 10/05/2017 14:32
Novo e Corumbaense durante o primeiro jogo da final estadual (Foto: Alcides Neto)
Novo e Corumbaense durante o primeiro jogo da final estadual (Foto: Alcides Neto)

Com o fim do campeonato sul-mato-grossense, mais uma vez o futebol estadual volta ao marasmo. Três de cinco finalistas já dispensaram o elenco e irá, nas próximas semanas, iniciar planos para 2018. 

Apenas o Comercial e o Sete de Dourados terão atividades dentro do campo, na disputa do Campeonato Brasileiro Série D. O Operário irá focar os trabalhos com as categorias de base, enquanto o Novo e o Corumbaense já liberaram seus atletas e só terão compromissos agendados para 2018. 

Corumbaense - Após a conquista histórica do estadual, em que voltou a ser campeão após 33 anos, o Corumbaense dispensou todos seus jogadores vencedores e encerrou suas atividades profissionais neste ano. Só o sub-19 terá programação nos gramados.

O projeto 2018 visando à série D, Copa do Brasil e novamente a competição regional começam a ser feitos, conforme contou Junior Teixeira, supervisor de futebol.

“Nossos trabalhos encerraram. Liberamos os meninos porque não temos condições de manter eles aqui, a folha de pagamento é pesada. Na próxima semana vamos fazer a prestação de contas para os patrocinadores e para a imprensa. Ser campeão e chegar à série D era um sonho e conseguimos realizar. O acesso à série C é o próximo”, disse.

Mesmo com boas expectativas, não foi dada certeza de que os atletas e o técnico Douglas Ricardo, que iniciaram o ano no clube, retornarão em 2018. “Alguns sempre voltam e temos uma pré conversa com o Douglas Ricardo, que disse querer ficar. Mas só poderemos confirmar quem fica depois de começarmos o planejamento”.

Novo - Vice-campeão estadual, o Novo não tem competições agendadas para o decorrer deste ano. O presidente Américo Ferreira disse que o acerto e liberação dos jogadores que brigaram pelo título de MS foi feito, mas que falará de planejamento só na próxima semana.

“Temos que ver isso detalhadamente, com bastante expectativa, e são coisas que nem conversamos. Mas vamos começar a definir o projeto para 2018. Teremos o Estadual, a Copa do Brasil e a Série D”, afirmou. 

O que Américo pode adiantar em relação aos gramados é que o sub-19 não irá disputar o regional neste ano. Na parte administrativa, a esperança do clube está na busca de um espaço na região central de Campo Grande para instalar sua sede.

“Ainda não comunicamos a federação sobre isso, mas está decidido.Vamos recuar porque entendemos que precisamos fortalecer a questão da base”.

Operário e Comercial durante confronto que marcou a reabertura ao público do estádio Morenão Operário e Comercial fizeram a partida de reabertura ao público do Estádio Morenão (Foto: André Bittar)
Nei César orientando jogadores do Sete em partida contra o Comercial (Foto: Divulgação/ Sete de Dourados)

Operário – "O projeto do profissional fica em stand by e a base vira o foco", resumiu o presidente Estevão Petrallas. Essa é a visão do Operário para o decorrer do ano, já que o calendário do profissional terminou na fase semifinal do estadual.

De acordo com Petrallas, os coordenadores responsáveis pelas equipes sub 07, 09, 11, 13, 15, 17 e 19 foram reunidos e houveram discussões sobre os trabalhos, que terão início na próxima semana. “Ficamos a semana passada e essa fechando o movimento dos profissionais, mas a partir da próxima vamos apresentar o Sub-19”, destacou.

A média esperada é de 45 garotos por categoria, com exceção da citada pelo presidente, que por ter caráter profissional trabalhará com até 30 jovens. A promessa é de que na próxima semana o Operário faça uma coletiva de imprensa onde divulgará sua escolinha de futebol para crianças com idade entre 05 e 10 anos.

“Nosso treinador é o Edson Soares, que teve um papel muito importante em nosso futebol. Estamos definindo, mas provavelmente as atividades serão realizadas na região do bairro Guanandi. A expectativa é positiva, pois o Operário é o maior campeão de MS, e queremos continuar grandes mantendo essa responsabilidade”.

Sete - Após encerrar o sul-mato-grossense em quarto lugar, o Sete de Dourados começou nesta semana sua preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. A lista de atletas que irão permanecer no elenco não foi divulgada até o momento, mas o time já anunciou três novos reforços. Chegam à Dourados o volante Peu, o meia-atacante Leandro Branco e o lateral Léo Félix.

A reportagem tentou contatar o gestor Tony Montalvão, que recentemente expôs em suas redes sociais as dificuldades que o Sete vem enfrentando com a falta de apoio, mas até o fechamento do texto não conseguiu falar com o mandatário.

A estreia no nacional acontece no dia 21 deste mês, às 18 horas, no estádio Luthero Lopes, contra o União Rondonópolis. Ainda fazem parte do Grupo A11 o Aparecidense (GO) e o Luziânia (DF).

Comercial - Quem também volta todas suas atenções para a Série D é o Comercial, que deixou o campeonato de MS nas quartas de final contra o Sete. O dirigente da equipe, Paulo Telles, confirmou que passar da primeira etapa da competição é o foco para este ano.

A meta é conquistar o acesso para a Série C, e para isso 17 novos atletas chegaram ao time e foram apresentados na terça-feira (09). Outros três nomes ainda não foram divulgados. Do elenco que iniciou o ano, permaneceram o técnico Walter ferreira e os atletas Jefferson, Murilo, Lenon, Quirino, Rodrigo Ost, Erik e Luís Ricardo.

De hoje (10) e durante as próximas duas semanas, a preparação da equipe para o estadual será realizada no Estádio Morenão, sempre as quartas e sextas-feiras. "Nosso objetivo é a valorização do time e trabalhar para alcançar resultados positivos no campeonato, por isso, queremos oferecer toda a estrutura para os treinamentos realizados pela comissão técnica do Comercial, visando também o preparo dos jogadores" definiu o presidente Valter Mangini.

Nos siga no