Esportes

Após desistência do Sesi, Sena deve abandonar Série B ainda hoje

União confirma participação. Atletas e treinador se apresentam na segunda feira

Helton Verão | 18/07/2013 19:06
Por não poder atuar no estádio municipal de Sidrolândia e sem apoio da prefeitura, Sidrolândia (Sesi) abandonou a competição
Por não poder atuar no estádio municipal de Sidrolândia e sem apoio da prefeitura, Sidrolândia (Sesi) abandonou a competição

A menos de um mês do início da disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2013 da série B, a competição começa a se desmontar com a confirmação da saída de um clube e outro a beira de confirmar o mesmo destino. A Sociedade Esportiva Sidrolândia, conhecida também como Sesi protocolou sua desistência junto a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e ainda hoje deve se confirmar mais uma desistência, a do Sena, a Sociedade Esportiva Nova Andradina.

O motivo de ambas as equipes é um só, a falta de apoio e descaso das prefeituras locais que não irão patrocinar as equipes, como ocorreu nos anos anteriores.

“Tem a questão da falta de patrocínio, mas para a gente pesou também a interdição do nosso estádio (Municipal Sotero Zárate) que seria a saída para não depender do apoio municipal. Com a renda poderíamos bancar o resto da competição”, revela o presidente do clube Gilmar Rodrigues.

O estádio Municipal Sotero Zárate foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, por não cumprir as normas de segurança.

“Faltam as empresas locais se sensibilizarem pelas equipes instaladas em suas cidades”, avalia Gilmar.

Apesar da desistência, o dirigente diz estar consciente de que corre o risco de não poder disputar competições por dois anos, por terem confirmado presença no arbitral e depois desistirem. “Vamos tentar conversar, nunca causamos problemas, não temos dívidas, quem sabe com bom senso não seremos punidos com veemência”, argumenta Rodrigues.

Outro clube que deve abandonar a competição é o Sena e também pelo mesmo motivo, a ausência do incentivo do poder público. “Chegaram a oferecer um valor, mas é muito baixo para sobrevivermos na competição, hoje teremos a reunião que decidirá nosso futuro, a chance de disputarmos é menor que 10%”, ressalta o presidente do clube José Márcio Andrade Junior.

Segundo Andrade, o Nova Andradina tinha um bom projeto para a disputa da competição, nos planos estavam trazer o técnico Valter Ferreira e preparador físico Paulo Müller (campeões da Série A pelo Cene), mas que não deverá acontecer.

“Sabemos do regulamento e estamos cientes da punição que poderá vir, mas fazer o quê?”, responde o presidente.

As duas equipes possuem categorias de base e seguirão disputando os torneio amadores para formar jogadores. “Para o futebol de Mato Grosso do Sul não falta só o incentivo, também não basta trazer um caminhão de jogador de fora, tem que existir a base, temos as três categorias (Sub10, Sub15 e Sub17) que podem nos render frutos no futuro”, finaliza o presidente do Sesi, Gilmar Rodrigues.

Eu fico! - Outro clube que estava em silêncio e se ventilou sua desistência também, foi o União Inter Flórida, mas um dos representantes do clube confirmou a presença da equipe na Série B hoje. “Estamos confirmados, segunda-feira o técnico Jânio Miguel se apresenta com mais 21 jogadores”, avisa o dirigente Róbson Alves.

De acordo com Alves, a média de idade dos jogadores que irão fazer parte do grupo é de 27 anos e são todos da região de Dourados.

A FFMS não se pronunciou sobre as desistências e sobre as medidas que pretendem tomar.

O Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B começa no dia 17 de agosto, o Sesi estrearia contra o Operário no Ninho da Águia, em Rio Brilhante. E o Nova Andradina tem jogo marcado com o Guaicurus no Morenão.

Completam a primeira rodada Ubiratan e União no Douradão. No domingo (18) Coxim e Costa Rica no André Borges; Camapuã e Portuguesa no Carecão; Sidrolândia e Operário no Ninho Da Águia; e Campo Grande e MS Saad no Morenão.

Os times estão divididos em três chaves com quatro equipes. As duas melhores de cada se classificam e se dividem por mais dois grupos:1ºA, 2ºB e 1ºC e no outro: 1ºB, 2ºA e 2ºC. Eles jogam entre si, em jogos de ida e volta (turno e returno), classificando-se para a próxima fase a melhor equipe de cada um, definindo assim os finalistas.

Nos siga no