Esportes

Adversário do Operário na Copa Verde é de Goiás, mas representa Brasília

Paulo Nonato de Souza | 01/03/2017 15:18
Estádio Zequinha Roriz, na cidade de Luziânia (GO), local do jogo da volta pela Copa Verde entre Luziânia e Operário de Campo Grande, dia 19 deste mês (Foto: Divulgação)
Estádio Zequinha Roriz, na cidade de Luziânia (GO), local do jogo da volta pela Copa Verde entre Luziânia e Operário de Campo Grande, dia 19 deste mês (Foto: Divulgação)

Adversário de estreia do Operário de Campo Grande na Copa Verde 2017, a Associação Atlética Luziânia tem uma peculiaridade no mínimo estranha.

O time é da cidade de Luziânia, que fica no Estado de Goiás, seu patrocinador máster é a Prefeitura de Luziânia, mas está filiado na FMF (Federação Metropolitana de Futebol), disputa o Campeonato Brasiliense e representa o Distrito Federal nas competições regionais e nacionais.

Fundada em 1926, a Associação Atlética Luziânia ascendeu à primeira divisão do futebol goiano em 1992. A empolgação pelo acesso virou decepção com o fraco desempenho e a queda para a segunda divisão.

Por conta disso, além das longas viagens, o clube levou em conta o fato de o futebol em Goiás ser mais competitivo, além de a cidade de Luziânia estar a 63 Km de Brasília, desistiu de participar do campeonato goiano e a partir de 1995 passou a fazer parte do futebol do Distrito Federal.

Desta forma, na Copa Verde, competição regional promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a Luziânia, do Distrito Federal, fará seu primeiro contra o Operário, neste domingo, no Estádio Morenão, em Campo Grande, e terá o privilégio de decidir a vaga na segunda fase em casa, ou seja, no Estádio Zequinha Roriz, mais conhecido como Serra do Lago, na cidade de Luziânia, no Estado de Goiás.

A Luziânia é bicampeã do Campeonato Candango de Futebol, como é conhecida a competição no Distrito Federal. Foi campeão em 2014 e 2016, mas já amargou três rebaixamentos para a segunda divisão: 2000, 2007 e 2010.

Nos siga no