Esportes

Abertas as inscrições para corrida solidária que incentiva doação de medula

Haverá percursos de 3 km, 5 km e 15 km; todo dinheiro arrecadado será destinado ao Hospital do Câncer e Apae

Por Idaicy Solano | 09/04/2024 10:45
Corrida Sangue-Bom reuniu mais de mil atletas inscritos na 6° edição, em 2023 (Foto: Paulo Francis)
Corrida Sangue-Bom reuniu mais de mil atletas inscritos na 6° edição, em 2023 (Foto: Paulo Francis)

A 7ª edição da Corrida Sangue Bom, evento que visa angariar fundos em prol do Hospital do Câncer Alfredo Abrão e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande), já tem data marcada para 2024 e as inscrições estão abertas. 

A corrida vai ser realizada no domingo do dia 23 de junho e a expectativa é de reunir pelo menos 2 mil atletas, somando todas as categorias de 3 km, 5 km e 15 km. As informações foram divulgadas durante o lançamento do evento, na manhã desta terça-feira (9). 

A largada será na Vila Morena, nos altos da Afonso Pena, e o percurso será feito dentro do Parque dos Poderes, com auxílio da Agetran (Agência Municipal do Trânsito) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito). No decorrer do percurso, serão disponibilizados seis pontos de hidratação para os atletas. 

Serão três percursos, o oficial, de 15 km, para os atletas profissionais; 5 km para atletas intermediários; e a caminhada de 3 km, para atletas iniciantes. O percurso de 15 km será aferido pela Federação de Atletismo, ou seja, os atletas poderão utilizar o desempenho na corrida para inscrições do Bolsa Atleta ou qualquer outra finalidade esportiva.  

As inscrições estão abertas a R$ 90 por atleta, independente do percurso, pelo site kmaisclube.com.br, até acabarem as vagas. 

Carlos, idealizador da corrida, ao lado de apoiadores durante lançamento da 7° edição da corrida na manhã de terça-feira (9) (Foto: Idaicy Solano)

Solidariedade - A Corrida Sangue Bom foi idealizada pelo professor Carlos Alberto Rezende, 59, no leito do hospital, após receber um transplante de medula óssea. O evento, que acontece desde 2017, é um símbolo de luta e superação de Carlos, que venceu a leucemia. Todo o dinheiro arrecadado na realização das provas é revertido para o hospital do câncer e para a Apae. 

Frente ao Instituto Sangue Bom, Carlos diz que a instituição trabalha para que mais pacientes tenham a oportunidade de receber um transplante, melhor qualidade de vida e uma nova oportunidade após o diagnóstico. Em 2023, eles realizaram 612 ações de conscientização, e 193 ações em 2024, até o momento. 

É uma corrida 100% solidária, de preço acessível, 100% do que é arrecadado é doado para instituições filantrópicas. O principal objetivo é chamar a atenção por um gesto de amor chamado doação, que é a doação de sangue, que é a doação de medula óssea. Então a corrida é um grande momento de celebração à vida, um grande momento de celebração de amor ao próximo”, diz Carlos.

 

O responsável pela organização da corrida, Elton Cardoso, 44, ressalta que a corrida tem crescido mais a cada edição, e que se consolida atualmente como a  corrida com o maior índice de doadores de sangue do Brasil. “Além de a gente movimentar o esporte, e a corrida de rua em si, a gente também movimenta os doadores de sangue, os doadores de medula”.

Paciente em tratamento de câncer de mama no Hospital Alfredo Abrão e embaixadora oficial da corrida pelo segundo ano consecutivo, Emily Coffacci, 50, ressalta a importância da prática de atividades físicas, principalmente, para pacientes em tratamento, e convida a todos para se inscrever também.

A corrida cura o que os remédios não curam, em especial eu que passei por um tratamento de câncer. Então eu vejo como é importante a prática de atividade física na vida de uma pessoa para que ela desenvolva a saúde, para que ela tenha disposição, até mesmo a saúde mental”, finaliza.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no