Política

Reza de pajé abençoou estreia do Vídeo Índio Brasil 2009

Redação | 11/08/2009 22:33

A reza conduzida pelo pajé Nito Guarani, que percorreu toda a área de convivência do CineCultura, abençoou a estreia do Vídeo Índio Brasil 2009. No local foi construída uma oca em homenagem e respeito às comunidades indígenas.

Para a coordenador do projeto, Andréa Freire, o festival visa um encontro de olhares e uma aproximação entre os universos indígena e o não-indígena. Em suas palavras, Andréa lembrou ainda que o Brasil tem cerca de 700 mil indígenas, dos quais 10% vivem em Mato Grosso do Sul.

O cineasta carioca Zelito Viana falou em nome dos diretores que tratam da questão indígena em suas produções. Ele falou da importância e seriedade com que a terra deve ser discutida.

A disputa da Raposa do Sol, em Roraima, foi citada por Marcelo Manzatti, coordenador-geral de Políticas para a Diversidade do Ministério da Cultura. Ele disse que agora, o eixo da questão de demarcações indígenas será transferido para o Estado.

A programação do Vídeo Índio Brasil continua nesta semana, até domingo, dia 16. No CineCultura, no período da manhã, são realizados os debates do seminário

Nos siga no Google Notícias