Cidades

Projeto "Revelando Brasis" acontece em MS nos dias 7 e 8

Redação | 25/05/2009 20:53

O projeto "Revelando os Brasis", realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural começou a realizar o circuito de exibições no dia 14 de maio. Nos dias 7 e 8 de junho o projeto chega a Mato Grosso do Sul.

Dentre os 40 escolhidos no País, está a Comunidade Furnas do Dionísio, de Jaraguari, com o documentário Dança do Engenho Novo. A primeira apresentação no Estado será dia 7 na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, na Comunidade Furnas do Dionísio. No dia seguinte será em Campo Grande.

Através da iniciativa, o "Revelando Brasis" levará um pouco de cinema a 58 cidades brasileiras até o fim de junho. Três caminhões estão percorrendo 27,5 mil quilômetros levando a 40 cidades do interior e 18 Capitais os vídeos produzidos por moradores formados pelo projeto. Geralmente as exibições acontecem em praças, a não ser quando o tempo impede.

O projeto começa convidando moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes a contar uma história que gostariam de ver transformada em vídeo. Dessa vez, terceira edição do projeto, 712 inscrições foram recebidas e 40 selecionadas.

Os escolhidos participaram de um curso intensivo de produção audiovisual no Rio de Janeiro e tiveram a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição. Depois, retornam para suas cidades, montaram suas equipes com moradores da própria cidade e produziram seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.

De acordo com Beatriz Lindenberg, do Instituto Marlin Azul, a idéia do projeto é repercutir o cinema em cidades pequenas, em que a maioria dos moradores nunca teve a oportunidade de ir a um cinema. Ela ainda conta que o dia da exibição costuma movimentar a cidade, sendo que em alguns lugares são realizadas festas.

Primeiro, é exibido o vídeo produzido pelo morador da cidade, que participa do evento e dá o seu depoimento. Depois, outras três produções da região são exibidas. O projeto ainda abre espaço para outras manifestações artísticas e folclóricas do lugar.

O "Revelando os Brasis" tem patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura.

Nos siga no Google Notícias