Economia

Progamação do Sesc retrata universo das mulheres de 30

Redação | 08/03/2010 08:59

O Sesc (Serviço Social do Comércio) abre hoje, Dia Internacional da Mulher, uma programação com a temática focada nas mulheres de 30 anos, eternizadas na literatura do escritor francês Honoré Balzac. Painéis, exposições, música, dança, cinema e artesanato integram a programação Sesc Balzaquianas, em alusão ao termo derivado da obra do escritor.

A abertura está marcada para as 19 horas, no Sesc Horto, no Teatro Prosa, onde hhaverá apresentações artísticas. Paralelamente, será aberta a mostra fotobiográfica da obra A mulher de 30 anos, de Honoré Balzac, além das exposições com o concurso de fotografia "Mulher balzaquiana"; de moda e de Artesanato Pantaneiro produzidos por mulheres pantaneira. No dia 9, haverá a vernissage da exposição coletiva Contemporâneas, com Priscilla Paula Pessoa, Miska, Desirée Melo e Ana Ruas.

No 13 de março, às 20 horas, no Sesc Horto Teatro Prosa, haverá a apresentação Mulheres de 30 em cena, com o grupo Coletivo Corpomancia.

De 16 a 20 de março, os artistas do estado poderão conhecer mais sobre a trajetória de uma das mais representativas cineastas brasileiras na mostra Cinco vezes Lúcia Murat. Além do bate-papo com ela e Marco Aurélio Lopes Fialho, no dia 16, às 19h, o Cine Sesc fará a exibição de cinco dos oito filmes da jornalista, que foi presa e torturada durante o regime de ditadura militar no Brasil. Na programação, os filmes Que Bom Te Ver Viva (1989),Doces Poderes (1997), Brava Gente Brasileira (2000), Quase Dois Irmãos (2004) e Maré, Nossa História de Amor (2007).

A agenda inclui, ainda, o show Sesc Balzaquianas com Marina Dalla, Karina Marques, Juci Ibanes, Melissa Azevedo e Viviane Nunes. O grupo Sampri, Karina Marques, Marina Dalla e Melissa Azevedo vão intercalar as apresentações de sextas-feiras.

No espaço, que tem entrada franca, haverá mostras fotobiofráficas dos maiores nomes da música brasileira, regional e internacional, além de exposições de Artes Plásticas e sessões de vídeo para o público infantil.

A melhor idade também terá uma programação especial. Oficinas de Bijouterias de Cerâmica, Oficina Literária - Contando em Linhas e desfile "Beleza na Melhor Idade", este no dia 9, às 17h30, prometem agitar a programação. No dia 11, às 14 horas, um encontro ímpar entra em cena por meio do intercâmbio cultural entre as Mulheres Pantaneiras e 3ª Idade do SESC Horto.

Porque balzaquiana - A temática da programação do Sesc está relacionada ao livro "A mulher de 30 anos" do francês Honoré de Balzac, que viveu no século XIX, e que se refere às mulheres na casa dos 30 e - atualmente - também as mulheres de 40 anos. Em seu livro, Balzac faz uma apologia às mulheres dessa faixa etária que, na visão dele, emocionalmente amadurecidas podem viver o amor com maior plenitude - em completa oposição a tradicional figura da moça romântica que nos livros tinham no máximo 20 anos.

Mais informações podem ser conferidas no site www.sescms.com.br.

Nos siga no Google Notícias