Cidades

Funarte contempla três projetos de MS com prêmio

Redação | 24/04/2009 20:52

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) divulgou na segunda-feira (20) os projetos contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008. Ao todo 1.215 projetos de todo o País foram inscritos e avaliados pela comissão julgadora, que, entre os selecionados aprovou três de Mato Grosso do Sul.

Os premiados no Estado foram a Casa de Ensaio, com um projeto de manutenção do espaço teatral; Anderson Lima, com a montagem do espetáculo "Novos Ares" e Vitor Hugo Samudio, com a montagem da peça "Incontornáveis". Os dois últimos são considerados hoje as revelações da nova safra de diretores e atores de Mato Grosso do Sul.

O Prêmio Myriam Muniz foi criado para incentivar a produção e a montagem de peças das mais variadas modalidades e gêneros (teatro para crianças, para adultos, teatro de bonecos, teatro de rua etc) e para apoiar grupos e companhias teatrais envolvidas em projetos de pesquisa teórica, de experimentação de linguagem, bem como de arte-educação.

Realizado pela primeira vez em 2006 o Prêmio, que tem patrocínio da Petrobras, se consolidou como uma das principais ações de estímulo à produção teatral do País. O nome do programa é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração inovadora do Teatro de Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, Myriam dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos.

A divulgação dos projetos premiados pela Funarte foi feita pelo ator Sérgio Mamberti, que é o atual presidente da instituição. As inscrições para o prêmio se encerraram no final de outubro de 2008 e a expectativa era para que o resultado saísse em dezembro, mas em decorrência de imprevistos, acabou acontecendo no início dessa semana.

Contemplados

Nos siga no Google Notícias