Cidades

Cinema Livre exibe "Macunaíma" sábado na Capital

Redação | 15/10/2009 17:07

No próximo sábado (17) será realizado o projeto Cinema Livre, no Pontão de Cultura Guaicuru, em Campo Grande. O filme brasileiro "Macunaíma", do diretor João Pedro de Andrade, baseado na obra homônima de Mário de Andrade, será exibido no local.

O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Na metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José. Outra personagem marcante é Ci, vivida por Dina Sfat, que no filme se torna uma guerrilheira.

Macunaíma permite interpretações variadas, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia.

Em sua mais nova versão, relançada em DVD no ano de 2006, a obra veio com um documentário sobre a construção da cidade de Brasília, também dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Um documentário que em 1967 foi censurado pelo conteúdo político.

Projeto - O projeto Cinema Livre é uma atividade do Pontão de Cultura Guaicuru e procura abordar assuntos variados, destacando a temática teatral. As sessões acontecem todos os sábados, na rua 13 de Maio, 727, bairro Santa Dorotéia. A entrada é franca.

Nos siga no Google Notícias