Cidades

Artista plástico Jorapimo morre após quatro meses no HU

Redação | 22/11/2009 09:41

Depois de quatro meses internado, morreu na manhã hoje no Hospital Universitário de Campo Grande o artista plástico Jorapimo, aos 71 anos.

Nos últimos dias, ele teve o estado de saúde agravado e em decorrência de câncer pesava menos de 40 quilos.

Em julho, o Campo Grande News mostrou o drama do artista, um dos principais nomes da cultura popular sul-mato-grossense. Por uma semana ele foi mais um nos corredores do HU, a espera de vaga.

Jorapimo também era renal crônico. O corumbaense eternizou cenários de sua terra natal, onde será velado e sepultado.

"Ele foi um bravo, além do quadro renal, o câncer já havia tomado o corpo todo dele. O que mais chamava minha atenção era a esperança que ele tinha de ficar bem, sem reclamar nunca", diz o amigo deputado estadual Paulo Duarte (PT).

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, foi informado da morte por volta das 9h30 e providencia o transporte do corpo para o município. Ele deve ser velado na Câmara Municipal e sepultado amanhã.

Jorapimo foi obrigado a deixar Corumbá há dois anos, em busca de tratamento médico especializado em Campo Grande.

Nacionalmente conhecido, Jorapimo morre no ano em que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) começou a catalogar os trabalhos, cerca de 50 obras já foram localizadas.

O artista já participou de diversas mostras coletivas e individuais em todo o país e já expôs suas obras no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Nos siga no Google Notícias