Enquetes

Você tomou algum medicamento na tentativa de prevenir a covid?

Soluções sem comprovação científica e que não são consenso entre a comunidade médica foram popularizadas ao longo da pandemia

Guilherme Correia | 26/01/2021 08:14
Caixa do vermífugo ivermectina em farmácia da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Caixa do vermífugo ivermectina em farmácia da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Com as primeiras confirmações de casos e mortes pela covid-19, diversas soluções têm sido receitadas por médicos e até mesmo por aqueles que não são profissionais da saúde. Até o momento, nenhum medicamento é comprovado cientificamente que possa prevenir ou curar a doença causada pelo coronavírus, mas mesmo assim há quem insista nessas alternativas.

Conforme reportado na semana retrasada, remédios como a ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina tiveram aumento expressivo na quantidade de caixas vendidas em todo o Brasil, e no Mato Grosso do Sul a situação não é diferente.

Mesmo sem aval de autoridades de saúde, nem comprovação de que possa combater a covid, alguns são indicados por parte da comunidade médica para curar ou suavizar sintomas dessa doença. No início da pandemia, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) já alertava para os riscos do uso da cloroquina, por exemplo. A ivermectina, muito eficaz contra piolhos, também é apontada como solução ineficaz contra a covid.

Apesar disso, há médicos que defendem o "tratamento precoce", de forma a indicar esse remédio como forma de "prevenir" o coronavírus. Por isso, o Campo Grande News quer saber: "você tomou algum medicamento na tentativa de prevenir a covid?".

Nos siga no