Enquetes

Você concorda com a retirada de livro polêmico das escolas públicas?

Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais

Por Clara Farias | 13/03/2024 08:03
Capa de livro "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório (Reprodução/Redes Sociais)
Capa de livro "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório (Reprodução/Redes Sociais)

O Campo Grande News quer saber, na enquete desta quarta-feira (13), se você concorda com a retirada de livro polêmico "O Avesso da Pele" das escolas públicas? Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.

Romance vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, a obra de Jeferson Tenório trata sobre racismo e foi retirada de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Situação ocorreu após o assunto ser apresentado na Assembleia Legislativa do estado. A obra foi rechaçada pelos deputados que utilizaram palavras de baixo calão para descrevê-la.

A editora, Companhia das Letras, viu com "espanto", a decisão do Governo do Estado em remover os livros. Segundo a nota, a decisão foi baseada em distorções do conteúdo e trechos isolados que foram abordados na obra. Para tentar evitar o recolhimento dos livros, a editora protocolou um mandado de segurança. 

Segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), o conceito do livro é nobre e deve ser trabalhado nas escolas, mas a linguagem não seria apropriada. O governador ainda explicou que conversou com muitos pais antes de tomar a decisão. A obra havia sido enviada para 75 das 349 unidades escolares.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no