Enquetes

Maioria nem cria expectativa e acredita que vacinação não termina em 2021

Com base na quantidade de doses aplicadas até agora, seria necessário quase três anos para imunizar todos os sul-mato-grossenses

Guilherme Correia | 01/03/2021 07:29
Carregamento de vacinas, que depende do envio por parte do governo federal, chegando em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Carregamento de vacinas, que depende do envio por parte do governo federal, chegando em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Grande maioria dos leitores que responderam enquete, 78%, acredita que a vacinação contra a covid-19 não será finalizada ainda neste ano. Apenas 22% estão "esperançosos" de que em 2021, todas as etapas do plano de imunização sejam executadas.

Mesmo que diversos comentários nas redes sociais do Campo Grande News sejam enfáticos ao dizer que não se espera que isso ocorra, há quem ainda conta com ajuda divina para poder atravessar este momento. "Espero que sim. 15 de março fará um ano que não saímos de casa, a exaustão é grande mas é a única arma que temos contra o coronavírus na terra, é Deus com sua presença e proteção", diz uma leitora.

Com base na quantidade de doses aplicadas até agora, pode-se dizer que as baixas expectativas não são pessimismo, mas sim realismo. Entre 18 de janeiro e ontem (28), foram pouco mais de 112,6 mil "primeiras doses" aplicadas em Mato Grosso do Sul, uma média de aproximadamente 2,7 mil vacinas por dia.

Se seguir nesse ritmo, o Estado só terá toda sua população de quase 3 milhões de habitantes completamente imunizada em 18 de dezembro de 2023. Ou seja, daqui a dois anos, nove meses e 17 dias.

"Infelizmente não", opina outro leitor. "Quando os últimos tiverem tomado, precisará renovar a imunização dos primeiros que já tomaram", argumenta. Sua preocupação é verdadeira, já que é preciso duas doses em um intervalo de tempo e, além disso, ainda não há estudos consolidados sobre em quanto tempo uma nova imunização deve ser feita para poder prevenir a doença.


Nos siga no