Enquetes

Maioria aprova 3ª dose de vacina contra covid para maiores de 18 anos

Ministério da Saúde estendeu aplicação da dose de reforço após estudos com Fiocruz e Universidade de Oxford

Adriel Mattos | 17/11/2021 07:05
Aplicação na Capital começou ontem mesmo. (Foto: Kísie Ainoã)
Aplicação na Capital começou ontem mesmo. (Foto: Kísie Ainoã)

A esmagadora maioria dos leitores do Campo Grande News concorda com a ampliação da aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 para pessoas maiores de 18 anos. O Ministério da Saúde confirmou a expectativa e autorizou a extensão.

Dentre os leitores, 85% aprovaram a ampliação e 15% discordaram. “Vacinar sim, pois 94% das mortes por covid-19 foram de pessoas que não se vacinaram. Direito de um não pode se sobrepor sobre o direito da coletividade”, comentou Altemir Dalpiaz na página do jornal na rede social Facebook.

“Não concordo, eu tomei a segunda dose e fiquei muito mal”, afirmou Valdete Nascimento. “Se duas doses não ajudaram, uma a mais não vai fazer diferença”, opinou Maikon Torres.

“Eu tomaria até toda semana, se fosse preciso. Peguei covid e é horrível, fora muitas pessoas jovens que vi morrer. Tomaria sim, com certeza”, escreveu Elaine Andrade da Silva.

Reforço – Até então, essa dose de reforço vinha sendo aplicada em idosos e públicos específicos. Agora, a terceira já está liberada para os adultos que tenham tomado a segunda dose, de qualquer uma das vacinas, há mais de cinco meses.

“Já tínhamos aplicado em todos que tomaram há mais de seis meses com 60 anos e agora, graças às informações dos estudos científicos de efetividade, realizados em parceria com Fundação Oswaldo Cruz e Universidade de Oxford, decidimos ampliar essa dose de reforço para todos acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda a dose há mais de 5 meses. Temos doses de vacina suficientes para que cheguem, tempestivamente, a todas as unidades da Federação”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Nos siga no