Enquetes

Maioria acredita que mais limite de pontos para CNH deve aumentar imprudência

Nova lei que dobra de 20 para 40 pontos foi sancionada nesta terça-feira (13) pelo presidente Jair Bolsonaro

Aletheya Alves | 15/10/2020 07:24
Trânsito na rua Barão do Rio Branco, esquina com 14 de Julho. (Foto: Kísie Ainoã).
Trânsito na rua Barão do Rio Branco, esquina com 14 de Julho. (Foto: Kísie Ainoã).

Alteração na lei de trânsito em que o limite da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aumenta de 20 para 40 pontos foi sancionada nesta terça-feira (13) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Questionando a opinião da população, o Campo Grande News perguntou se a mudança deve aumentar imprudência.

Mesmo sendo publicada ontem, a lei só começa a valer em 180 dias a partir da divulgação. Em resposta à enquete, 52% dos leitores acreditam que a situação no trânsito deve piorar com mais infrações.

Parte da maioria, Crizant José dos Santos, de 38 anos, disse que as quebras de regras devem se acentuar a partir da mudança. “O pessoal vai abusar com certeza. Aqui em Campo Grande você já vê como as pessoas fazem infrações todos os dias, não precisa nem ter dúvida disso”.

Do outro lado, Christian Machado, de 24 anos, avalia que o cenário deve se manter o mesmo. “Em longo prazo não deve mudar, até porque o tempo de renovação também dobrou. O pessoal vai continuar fazendo a mesma coisa que já faz hoje”, explica.

Acostumado a trabalhar no trânsito, o mototaxista Antônio Flozindo, de 62 anos, relata que a rotina há 25 anos o faz pensar que todos deveriam focalizar na educação de motoristas. “Isso que estão fazendo não altera nada na prática da rua. Acho que o problema que deveria ser pensado é na melhor qualificação, isso que é a raiz da questão”.  

Nos siga no