Leitores dizem que evitam se envolver em briga de trânsito
A cada hora, em média cinco pessoas morrem vítimas de discussões e brigas no trânsito no país

A cada hora, em média cinco pessoas morrem vítimas de discussões e brigar no trânsito no país, de acordo com o Ministério da Saúde (DataSus). Pode ser corriqueiro ser testemunha de discussões "acaloradas" nesse ambiente quando presentes nessas situações. Nas respostas da enquete de ontem (25)a maioria, 85% evitam se envolver e saem do local. Enquanto 12% observam de longe o conflito e apenas 3% tenta intervir de alguma forma acalmando a situação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A maioria das pessoas evita se envolver em discussões no trânsito, preferindo sair do local, segundo uma enquete do Campo Grande News. Dados do Ministério da Saúde indicam que cinco pessoas morrem a cada hora devido a brigas no trânsito. Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data revela que 80% dos motoristas já xingaram outros condutores e 70% fizeram gestos ofensivos. Projetos de lei buscam punir comportamentos agressivos no trânsito, como o PL 5130/23, que propõe novas infrações, e o PL 3575/21, que prevê multas para gestos obscenos. A impunidade é vista como um fator que aumenta a agressividade nas vias.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, nos dias 18 e 19 de junho de 2024, mostra que quase 80% confessam ter xingado outros motoristas enquanto dirigem, além de 70% chegaram a fazer gestos ofensivos. Na análise do cotidiano, 66% afirmaram que já presenciaram uma briga entre condutores.
"Hoje em dia não tem como você se intrometer, acaba sobrando para você. O mais correto é acionar a polícia", conta Monica Oliveira pelos comentários na rede social do Jornal. Eduardo Franco faz parte da maioria e evita se envolver nessas situação e ainda brincou, "Fico filmando para mandar Campo Grande News. Brincadeira eu ligo 190 e caio fora. Mas graças a Deus só observei uma vez".
O temperamento e comportamento dos condutores são fatores cruciais para o andamento de um trânsito seguro e tranquilo. Esses conflitos podem comprometer a saúde mental dos envolvidos, em impactos psicológicos duradouros.
A sensação de impunidade pode ser um fator que aumenta essa agressividade no trânsito. Com intuito de diminuir a violência viária, foi criada o projeto de lei 5130/23, que busca introduzir uma nova infração de trânsito no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O objetivo é com a punição, forçar os condutores a repensar antes de se envolver em discussões no trânsito.
Nessa mesma linha, o projeto de lei 3575/21 propõe que motoristas que realizarem gestos obscenos ou injuriosos enquanto dirigem sejam punidos com multa de R$ 88,38 e adição de três pontos na carteira. O projeto aguarda o parecer da Comissão de Viação e Transportes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.