Economia

Venda de veículos novos teve queda de 10,95% em maio no Estado

Caroline Maldonado | 04/06/2014 10:03
Em maio foram registradas 2.455 vendas a menos que em abril em MS (Foto: Marcos Ermínio)
Em maio foram registradas 2.455 vendas a menos que em abril em MS (Foto: Marcos Ermínio)

A venda de veículos novos em Mato Grosso do Sul registrou queda de 3,9% em maio em relação a abril. O resultado da pesquisa divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) é desanimador para os empresários do setor, pois em relação ao mesmo mês em 2013, a queda na comercialização chega a 10,95%. Nos cinco primeiros meses desse ano foram vendidos 30.626 automóveis no Estado, enquanto no mesmo período do ano anterior foram emplacados 2.455 a mais.

A queda nas vendas é uma tendência e nacional. Em todo o Brasil, em maio, foram vendidos 5,64% veículos a menos em relação ao mesmo mês do ano passado. Na região Centro-Oeste a situação é um pouco melhor porque, em relação ao mês de abril, houve alta nas vendas de motos, caminhões e comerciais leves, que são as picapes, caminhonetes, camionetas, vans e furgões.

No Centro-Oeste, de acordo com a pesquisa, em maio foram vendidos 0,59% comerciais leves a mais que em abril. No mesmo comparativo, as vendas nas motos apresentaram alta de 9,77%. O destaque é para a elevação no número das vendas de caminhões, que foi de 33,84%, de abril para maio. Em Mato Grosso do Sul, os municípios responsáveis pela maioria das vendas de caminhões são Campo Grande, Ivinhema, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

O setor de revenda de automóveis também vai mal, de acordo com o Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores de Campo Grande). Segundo o presidente da entidade, Valdemir Dias Terra, o motivo da quedas nas vendas são as altas taxas de juros. Sem a aprovação do crédito, muitos clientes adiam a compra do carro novo ou usado.

Nos siga no