Economia

Venda de veículos novos em MS bate recorde em março

Redação | 05/04/2010 16:55

Mato Grosso do Sul acompanhou o recorde histórico de comercialização de veículos novos no Brasil e registrou o melhor março da história. De acordo com dados da Fenabrave-MS (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o volume de vendas de carros e utilitários zero quilômetro teve alta de 66, 31% em relação à fevereiro e de 36, 83% em relação à março de 2009. O crescimento acumulado no trimestre é de 22, 97% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre as justificativas para o recorde histórico está no fim do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Março foi o último mês da tarifa reduzida proporcionada pelo governo para os veículos zero quilômetro. Aplicada em dezembro de 2008, a medida teve como objetivo combater os efeitos da crise econômica global no setor.

A partir de abril a taxa passa de 3% para 5% no caso de automóveis com motorização até 1.0 flex e de 7,5% para 11% nos carros com motores entre 1.0 e 2.0 bicombustíveis ou movidos somente a etanol.

"Foi um mês com 23 dias úteis, ou seja, um mês longo. O fim do IPI também foi um fator que contribuíu para os recordes de vendas no mês", analisa o presidente da Fenabrave-MS, Luiz Antônio de Souza Campos.

Para manter o patamar nas vendas em abril e no restante do ano, as marcas devem manter as promoções, de acordo com a Fenabrave-MS. "As ofertas agora vão girar em torno da taxa de juros e dos prazos", resume Luiz Antônio.

Nacional

Nos siga no Google Notícias