Economia

Vacinação contra febre aftosa deve começar no feriado

Redação | 28/10/2010 14:52

A liberação da venda de doses da vacina contra a febre aftosa com uma semana de antecedência vai permitir que os produtores rurais aproveitem o feriado prolongado para iniciar a imunização do rebanho bovino. A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) autorizou a venda desde a última segunda-feira (25).

Nas lojas de produtos agropecuários o movimento de vendas está acima da média. Em alguns estabelecimentos, onde o volume normal era de 15 mil doses diárias, a saída chega a 30 mil doses por dia.

Ainda que o prazo de venda da vacina foi antecipado, a comunicação da imunização que o produtor deve fazer para a Iagro passa a valer a partir da primeira semana de novembro.

Ao todo, 21,4 milhões de cabeças de gado devem ser imunizados contra a aftosa. Na região do Pantanal, os pecuaristas que optaram por vacinar em novembro, tem até 15 de dezembro para finalizar a aplicação das doses. Já na área de Planalto, o período é de 1° a 30 de novembro.

Na ZAV (Zona de Alta Vigilância), que abrange 12 municípios em faixa na fronteira com Paraguai e Bolívia, a imunização teve início em 1° de outubro e vai até 15 de novembro.

Mato Grosso do Sul conquistou o status de área livre de aftosa com vacinação, concedido pela OIE (Organização Internacional de Epizotias).

Nos siga no Google Notícias