Economia

Universitários farão plantão com ajuda gratuita para declarar o IR

O prazo termina em 30 de abril e são esperadas 400 mil declarações em Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos | 12/04/2018 09:00

Universitários vão oferecer ajuda gratuita para fazer a declaração do Imposto de Renda no próximo fim de semana em Campo Grande. Os atendimentos serão no sábado (dia 14), das 10h às 22h; e no domingo (dia 15), das 10h às 20h. O serviço será levado ao Shopping Norte Sul Plaza.

Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unigran vão orientar o preenchimento do imposto nos formatos completo e simplificado.

É necessário levar os seguintes documentos: comprovante de rendimentos recebidos (como salários, pensão alimentícia, doações, heranças, saque do FGTS, seguro desemprego); comprovante de retenção de Imposto de Renda na fonte; informe de rendimentos financeiros fornecido pelo banco; CPF, título de eleitor, comprovante de residência e a declaração IRPF/2016.

No caso de possuir imóveis, são necessárias informações como data de aquisição, área, registro de inscrição no órgão público e registro no Cartório de Imóveis; no caso de veículos, o número do Renavam e/ou registro no correspondente órgão fiscalizador.

Também é preciso apresentar os recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde, comprovantes de despesas médicas e odontológicas em geral, além dos comprovantes de despesas com educação e de pagamento de Previdência Social e Previdência Privada.

Segundo a Receita Federal, é obrigado a declarar quem recebeu em 2017 rendimentos tributáveis em valores superiores a R$ 28.559,70. O prazo termina em 30 de abril e são esperadas 400 mil declarações no Estado.

Nos siga no Google Notícias