Economia

Trabalhadores da Embrapa entram em greve nesta terça

Redação | 01/06/2009 20:38

Os trabalhadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de todo o País vão entrar em greve a partir de amanhã. O Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) convocou a paralisação como protesto à mudança na forma de cálculo do adicional de insalubridade.

Segundo o sindicato, a categoria é contra a retirada de quaisquer benefícios estabelecidos em acordos coletivos. O estopim para a paralisação foi o fato de a empresa ter se negado a neste ano calcular o valor do adicional de insalubridade com base no salário dos trabalhadores.

A diretoria da Embrapa informou que não aceita renovar essa cláusula e como se não bastasse, processou a folha de pagamento com o valor do benefício calculado sobre o salário mínimo.

Conforme a Embrapa, o acordo segue o que diz a legislação pertinente, mas o sindicato alega que o STF (Supremo Tribunal Federal) proíbe a utilização do salário mínimo-base até então adotado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e pela jurisprudência trabalhista.

Nos siga no Google Notícias