Economia

Termelétrica de MS bate recorde de produção durante o ano

Liana Feitosa | 09/01/2015 18:01

Em Três Lagoas, cidade a 338 quilômetros de Campo Grande, a usina Termelétrica Carlos Prestes produziu 7,54 milhões de MWh (megawatt-hora). A produção da empresa que pertence à Petrobras é suficiente para atender uma cidade de um milhão de habitantes durante quatro anos e meio.

Ao todo, a companhia gerou 4,7 GW (gigawatts) médios no ano passado, energia com capacidade de atender uma população de, aproximadamente, 15 milhões de pessoas.

O resultado foi obtido pela soma da produção das 21 usinas termelétricas, além de uma usina eólica e uma fotovoltaica. Todas fazem parte do parque gerador de energia elétrica da Petrobras, ligados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

O desempenho representa aumento de 17% em relação ao volume de energia gerado em 2013, ano que, até então, havia registrado a maior geração do parque, com 4 GW médios.

No Rio de Janeiro, com o fechamento de ciclo das usinas termelétricas Baixada Fluminense, que é a geração de energia também a partir do vapor, além dos resultados obtidos em Sepé Tiaraju, no Rio Grande do Sul, a capacidade de geração de energia do parque Petrobras ultrapassa a marca de 7 GW, o que leva a companhia a saltar da 6ª para a 5ª posição no ranking nacional de geração de energia elétrica.

O parque gerador de energia elétrica da Petrobras opera de forma contínua e, desde 2008, atende 100% dos despachos do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) em complementação à geração hidrelétrica.
A produção contribui para a segurança energética do Brasil durante o período de baixa hidrologia.

Nos siga no Google Notícias