Economia

Tereza Cristina anuncia venda de usina de fertilizantes em MS para grupo russo

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, recebeu comunicado da venda da usina da Petrobras, em Três Lagoas

Silvia Frias | 04/02/2022 11:57
Fábrica de fertilizantes, localizada em Três Lagoas, teve obra iniciada em 2011. (Foto: Arquivo)
Fábrica de fertilizantes, localizada em Três Lagoas, teve obra iniciada em 2011. (Foto: Arquivo)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou há pouco a concretização da venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), a indústria de ureia da Petrobras, em Três Lagoas, a 327 quilômetros de Campo Grande.

A venda foi concretizada com o grupo russo Acron, segundo informação dada à ministra pelo diretor da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna. Tereza Cristina comunicou a venda durante agenda em Três Lagoas esta manhã, em live transmitida pela Câmara Municipal de Vereadores, onde participou do lançamento do programa “Avançar Cidades”.

“Concluímos a venda da UFN3 para a Acron e já estamos avançando com os complementos dos entendimentos com o governador Reinaldo Azambuja”, disse a ministra, lendo a mensagem enviada pelo diretor da Petrobras.

No evento em Três Lagoas, também está presente o secretário Estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Secretário Eduardo Riedel e ministra Tereza Cristina, em Três Lagoas. (Foto: Saul Schramm)

O Campo Grande News também confirmou a venda com o titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

Segundo Verruck, ainda não há detalhes da negociação, que ainda devem ser divulgados na próxima semana, mas que já havia compromisso do general Luna e Silva de falar das negociações que estavam sendo travadas com empresas, entre elas, a Acron.

Essa conversa aconteceu em agenda do governador Reinaldo Azambuja na semana passada, no Rio de Janeiro, onde ele e o secretário se reuniram com diretor da Petrobras.

O secretário disse que a informação é que já existe intenção do grupo russo de começar logo que possível os investimentos na base de distribuição, enquanto terminam a obra da fábrica de fertilizantes. “É empreendimento estratégico, principalmente neste momento que o Brasil passa por crise de fornecimento de fertilizantes”, disse Verruck.

Ministra Tereza Cristina anunciou venda durante live na Câmara de Três Lagoas. (Foto: Reprodução)

Além disso, segundo secretário, também se resolve a importação do gás natural, que o comprador deve negociar o contrato de fornecimento.

Em Três Lagoas, a ministra Tereza Cristina também disse que irá integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro à Rússia na próxima semana e deve tratar da venda da UFN3 com a Acron.

Indústria – O megaempreendimento avaliado em cerca de R$ 3 bilhões teve a sua construção iniciada em setembro de 2011, sendo interrompida em dezembro de 2014, quando o projeto já estava cerca de 81% executado. Após concluída, a unidade terá capacidade projetada de produção diária de 3,6 mil toneladas ureia e 2,2 mil toneladas de amônia.

Em 2019, a Acron já estava interessada em comprar a UFN3, mas, naquele ano, as negociações foram encerradas em novembro, sem que fosse possível fechar a venda.

Nos siga no