Economia

Sindicato defende reabertura de frigoríficos após fim da ZAV

Marta Ferreira | 08/02/2011 15:12

A retomada do status de área livre de aftosa com vacinação para todo Mato Grosso do Sul, com o fim do bloqueio à carne produzida em 13 municípios da região de fronteira, pode incentivar a reabertura de seis grandes frigoríficos do Estado, que estão fechados há mais de ano por motivos variados.

É o que acredita o presidente do afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região, Rinaldo de Souza Salomão, com base no reconhecimento dos municípios que antes formavam a ZAV (Zona de Alta Vigilância) de Mato Grosso do Sul como livres de febre aftosa com vacinação. Nessa área, o rebanho estimado supera 800 mil cabeças de gado.

“A abertura desses frigoríficos além de aquecer a economia do Estado com o mercado de exportação de carne, poderia gerar mais de 7 mil empregos em Mato Grosso do Sul”, afirma Salomão.

Ele cita como exemplo o frigorífico Independência, fechado por problemas financeiros com fornecedores e pecuaristas do Estado que, para Salomão, poderia ser arrendado para outros grupos comercializarem a carne no Estado. “Esses equipamentos estão parados, enferrujando e poderiam estar em funcionamento gerando emprego e renda”, ressaltou o sindicalista.

Os seis grandes frigoríficos fechados estão localizados em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Aquidauana, Nova Andradina e Itaporã. “O Governo do Estado poderia intervir para que essas indústrias voltassem a produzir, abastecendo o mercado internacional que está ávido por alimentos. Nós precisamos desses 7 mil novos empregos no mercado”, insiste o sindicalista.

Histórico- Em 2001, Mato Grosso do Sul havia alcançado o status de livre de febre aftosa com vacinação pela OIE. Com o surgimento de um foco da doença, em 2005, o organismo internacional decidiu suspender esse reconhecimento. Em 2008, parte do Estado retornou à condição de área livre com vacinação, exceto a ZAV, implantada na época.

Após ações intensivas na região, em agosto de 2010, o Ministério da Agricultura encaminhou o pedido do restituição do status. A ZAV é composta por 13 municípios: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Porto Murtinho e Sete Quedas. Essas cidades fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Nos siga no Google Notícias