Economia

Showtec aposta em tecnologias para elevar rentabilidade do agronegócio

Leonardo Rocha e Zana Zaidan de Maracaju | 22/01/2014 12:29
Showtec promete apresentar produtos e tecnologias que vão aumentar a rentabilidade dos produtores (Foto: Cleber Gellio)
Showtec promete apresentar produtos e tecnologias que vão aumentar a rentabilidade dos produtores (Foto: Cleber Gellio)

A feira tecnológica voltada para o agronegócio começou, hoje (22), em Maracaju, com a promessa de oferecer uma série de produtos, informações e tecnologias que irão aumentar a produtividade e rentabilidade do produtor rural. A 18ª edição do Showtec conta com 130 expositores e espera atrair um público de 12 mil pessoas.

A feira, que começou hoje às 9h, irá se estender até o dia 24 (sexta) e apresenta exposição de máquinas tecnológicas, insumos e variedades de soja, milho e outros produtos do setor do agronegócio. Além de palestras, pesquisas e análises técnicas que serão voltados para acadêmicos e produtores rurais.

A abertura do evento teve a participação de diversos políticos do Estado, entre eles o senador Waldemir Moka (PMDB) e a governadora em exercício, Simone Tebet (PMDB).

A organização é feita pela Fundação MS em parceria com a Famasul ((Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), além de contar com a presença de diversas entidades.

Aposta – O diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, ressaltou que o objetivo é aliar a produção dos cultivos de soja, milho, eucalipto e cana de açúcar, com apresentação de informações e produtos que irão aumentar a produção e renda no agronegócio.

“Já temos a 5° área plantada no Brasil, temos que investir e melhorar a produção destas culturas no Estado, com estratégias e tecnologias de manejo que aumentem a produtividade e ainda consigam manter esta rotatividade de culturas”, apontou ele.

Renato revelou que hoje se obtém em média 50 sacas de grãos por hectare e que com estas novas técnicas poderá se chegar a 80 sacas, na mesma área. “Este é o nosso objetivo, maior rentabilidade ao produtor”, ressaltou.

O diretor ponderou que as palestras e tecnologias apresentadas durante a feira irão permitir que o produtor possa aplicar estas inovações em suas propriedades. “Esta é a primeira Feira Tecnológica do ano no país, deve trazer produtores de muitos estados diferentes”.

Tema - Nesta edição o tema principal será “Inovação tecnológica nas mãos do produtor rural”, com palestras e orientações sobre o assunto. Também será debatido o impacto do javali na agricultura do Estado.

“Foi um assunto colhido depois de reclamações na região de Dourados, onde tem grande safra de milho e soja, faremos uma discussão e painel para apontar soluções a esta questão”, disse Roscoe.

Os javalis têm causado tem causado prejuízos em lavouras e até na pecuária. Os ataques estão ocorrendo com freqüência e foram intensificados nos últimos anos.

Exemplo – O produtor Antônio Carvalho, de 48 anos, que possui uma área de pequeno porte, na região de Sidrolândia, ressaltou que foi até o local para expandir sua produção e ainda se prevenir de “pragas” na produção de soja.

“Espero contar com novas formas para aumentar a produção e ainda proteger meu cultivo de soja com produtos novos”.

Negócios – Pela primeira vez haverá uma rodada de negócios No Showtec, que está sendo feita em parceria com o Sebrae/MS. O objetivo é apresentar oportunidades e aproximar o setor empresarial aos negócios do campo.

De acordo com a organização do evento, não há como apontar no momento a movimentação financeira resultante das negociações, já que só será feito o levantamento depois do término das atividades. O Sebrae/MS também irá divulgar no final os valores da primeira rodada de negócios.

Tema do evento deste ano é colocar as inovações tecnológicas nas mãos dos produtores (Foto: Cleber Gellio)
Showtec espera atrair 12 mil pessoas, com apresentação de 300 expositores (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no