Economia

Setor de serviços teve leve aumento de receita em agosto no Estado

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor apresentou queda de 1,6%

Gabriel Neris | 16/10/2018 14:33
Setor de serviços apresentou queda de 1,6% no ano (Foto: Paulo Francis)
Setor de serviços apresentou queda de 1,6% no ano (Foto: Paulo Francis)

A PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) referente a agosto aponta crescimento de 0,8% na receita em comparação com o mês anterior em Mato Grosso do Sul. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor apresentou queda de 1,6%.

No acumulado do ano o setor apresenta queda de 1,5% no Estado. Na somatória dos últimos 12 meses, o setor passou de -3,6%, em julho, para -3,5%, em agosto, conforme o levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Se enquadram como atividades do setor serviços de alojamento e alimentação, de comunicação, de tecnologia, audiovisuais, transporte terrestre, aquaviário, aéreo, armazenagem.

O levantamento nacional aponta aumento de 1,2% em comparação com julho, depois de avançar 4,9% em junho e recuar 2% no mês seguinte. O acumulado do ano ficou em -0,5% e no acumulado dos 12 meses fechou em -0,6%.

Conforme o IBGE, o avanço de julho para agosto foi acompanhado por três das cinco atividades investigadas, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que cresceu 3,2% recuperando parte da perda de 3,9% de julho.

O instituto destaca os efeitos da greve dos caminhoneiros em maio, com -10,2%, e junho, com 15,4%, no segmento. Outros resultados positivos saíram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (2,2%). Os serviços de informação e comunicação (-0,6%) e os prestados às famílias (-0,8%) tiveram influência negativa.

Nos siga no