Economia

Serviço oferece consulta de empresas de formatura para evitar golpes

Paula Maciulevicius | 21/02/2013 09:47
Em fevereiro do ano passado uma turma de formandos descobriu na semana das festas que a formatura não estava paga. (Foto: Arquivo/Paula Vitorino)
Em fevereiro do ano passado uma turma de formandos descobriu na semana das festas que a formatura não estava paga. (Foto: Arquivo/Paula Vitorino)

A empresa Serasa Consumidor e o site de reclamações sobre atendimento Reclame Aqui disponibilizam agora o serviço para que consumidores possam conhecer a situação financeira e jurídica da empresa que estão contratando. Pesquisa que pode muito bem evitar dor de cabeça.

Ano passado uma turma de Enfermagem enfrentou problemas justamente na semana da formatura. A presidente da comissão centralizou todos os serviços e no dia em que seria realizada a boate, passou a notícia aos colegas de que a festa não estava totalmente paga.

Os alunos passaram a noite fazendo contas e balanços para ver o que poderia ser realizado. Os formandos nunca tinham participado de uma reunião com a empresa contratada para cuidar da festa. A festa aconteceu com desembolso de R$ 1 mil de cada um dos 34 estudantes e ajuda de políticos. Parte da responsabilidade foi da própria comissão, mas a empresa também não contribuiu como previa o contrato.

“Não prestaram o suporte necessário depois do acontecido. A gente pagava a empresa para dar topo apoio. Eles simplesmente sumiram sem dar nenhum tipo de assistência”, relembra o formando e agora enfermeiro, Mayk Penze Cardoso, 21 anos.

Pelo serviço é possível o consumidor verificar pelo CNPJ da empresa, se ela acumula ou não pendências financeiras e ações judiciais, como a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, endereço, telefone, participação societária, faturamento, falências e a existência legal da companhia consultada.

Segundo pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, 81% das queixas registradas seriamevitadas se o consumidor verificasse a reputação da prestadora antes de contratar e pagar por produtos e serviços.

O serviço custa R$ 29,90 por consulta e podem ser acessados pelos sites www.serasaconsumidor.com.br e www.consumidorblindado.com.br. Na página basta clicar na opção do serviço, preencher um cadastro com suas informações e fazer a aquisição da consulta como em um processo normal de compra online, através de senha gerada por ele. É necessário que ele saiba o CNPJ da empresa que quer consultar.

Nos siga no