Economia

Sem previsão de término, bancários entram no sétimo dia de greve

Renata Volpe Haddad | 12/09/2016 08:15
Bancos de Campo Grande e região continuam em greve nesta segunda-feira (12). (Foto: Marcos Ermínio)
Bancos de Campo Grande e região continuam em greve nesta segunda-feira (12). (Foto: Marcos Ermínio)

Os bancos de Campo Grande e outros 27 municípios de Mato Grosso do Sul continuam em greve nesta segunda-feira (12). Ao todo, são 101 agências bancárias fechadas, sendo 85 apenas na Capital, uma adesão de 85% dos bancários.

Sem previsão da greve acabar, amanhã (13), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), se reúne novamente com o Comando Geral para apresentar outra proposta aos sindicatos. As rodadas acontecem em São Paulo e a próxima está marcada para 13h.

Na sexta-feira (9), a federação apresentou uma segunda proposta de reajuste salarial de 7%, rejeitada pela categoria. A Fenaban já havia oferecido reajuste de 6,5% na tentativa de suspender a paralisação.

Os bancários pedem índice de 14,78%, valor que cobriria a inflação de 9,78% e ainda daria uma ganho salarial real de 5%.

As reivindicações feitas são relacionadas aos salários e também a questões estruturais, como o combate às metas abusivas e ao assédio moral, fim das demissões abusivas, ampliação das contratações, combate às terceirizações e à precarização das condições de trabalho, além de mais segurança nas agências e oferecimento de auxílio educação.

Nos siga no